São Paulo – Watsu e Aquadinamic – Fevereiro de 2018

Introdução Watsu:

Watsu é o primeiro Trabalho Corporal Aquático do mundo, segundo Harold Dull. Como a massagem, ele pode ser aplicado profissionalmente ou compartilhado com a família e amigos. A água quente é o nosso apoio incondicional cria um espaço seguro o suficiente para que a pessoa em nossos braços acesse todos os níveis do seu ser. Praticar, adaptando a sua forma estabelecida, levando quem recebe a um estado de Free Flow, onde todo nosso ser pode ser envolvido.

Justificativa:

Watsu é uma das três principais modalidades de Terapia Aquática. Ele promove um profundo estado de relaxamento. Acalmando o sistema simpático e intensificando o sistema nervoso parassimpático, o Watsu tem efeitos profundos sobre o sistema neuromuscular. Ela alivia condições causadas por stress, dor crônica e o desconforto da gravidez e ajuda as pessoas com necessidades especiais.

Objetivo específico:

Concluir uma série de movimentos com a biomecânica corporal correta e utilizar os princípios físicos da água em seu auxílio como um agente facilitador da técnica. Compreender as possibilidades de utilização do trabalho em casos específicos. Nestas primeiras 16 horas, aprender a iniciar os movimentos de Watsu (geralmente introduzidas na Rodada do Watsu). Aprenda como ficar mais leve em seus braços cada vez que respirar, Conectar-se com sua própria respiração à um nível profundo e estabelece o ritmo dos movimentos que virão. Saiba como flutuar alguém em seu coração em um movimento  contínuo conectado com a água em profunda quietude.

Conteúdo programático:

O que é Watsu – Síntese – Origem – Características – Histórico – Forma correta de aplicar a técnica – Mecânica corporal para aplicação do Watsu – Padrões construtivos de feedback – Ai Chi, como base para movimentar durante a sessão – Cuidados com partes específicas do corpo durante o trabalho – Efeitos fisiológicos – Princípios físicos da água – Resultados dos princípios físicos da água na aplicação do Watsu – Atuação dos princípios da água durante o trabalho – Indicações – Considerações e Contra indicações para aplicação do Watsu.

Movimentos:

Dança da Respiração – Oferecendo Lento -Oferecendo com uma perna – Oferecendo com duas pernas – Acordeão – Acordeão com rotação – Shake free – Quietude – Acompanhar movimento próximo – Acompanhar movimento longe – Liberar braço – Quietude longe – Algas – Repetir do outro lado

Metodologia:

O curso será teórico-prático numa proporção de 1 hora aula teórica: 4 horas aula práticas, para que seja alcançado o objetivo de promover a habilidade e o conhecimento do aluno.

Materiais didáticos:

Apostila digital que o participante poderá levar em seu tablet, celular ou computador.

Vídeos com os movimentos executados durante o curso.

Avaliação:

A avaliação será contínua e permanente, onde o aproveitamento das aulas e a realização de avaliações prática irão compor o conceito final do participante.

Certificado:

Certificado WABA – Associação Mundial de Trabalhos Corporais Aquáticos EUA com um total de 16 horas de curso.  A certificação será enviado após o curso num período máximo de 7 dias para o e-mail  do participante.

Alcance:

Curso aberto a qualquer participante, após a conclusão apenas profissionais da área de reabilitação poderão usar a técnica para reabilitar. Educadores físicos poderão atuar como personal e atletas de alto rendimento. Os Terapeutas corporais atuarão como profissionais de qualidade de vida somente após a formação completa como Praticante de Watsu.

Resultado esperado:

O participante aprende os movimentos e posições básicas do Watsu (que parece Tai Chi). Aterrizando e conectado com a respiração irá permitir que a água faça o trabalho. Depois Aprenderá a conectar esses movimentos e posições básicas com transições graciosas, longas e fluidas. Aprenderá aplicar Watsu em pessoas de tamanhos diversos e biótipo variado. Aprenderá sobre a mecânica de seu próprio corpo – como apoiar e mover cada pessoa sem esforço fluidamente na água. Na terra será introduzido ao Tantsu uma técnicas para centrar-se e explorar movimentos. Uma espécie de Watsu no piso que pode ser utilizado em pessoas rígidas e pacientes com tônus muscular alterado.

Introdução Aquadinamic:

Aquadinamic é uma terapia aquática passiva de meditação e liberação corporal que propicia a seu praticante uma conexão rápida com o fluxo de energia vital, optimizando o ser em todos os aspectos, equilibrando o tônus muscular e desbloqueando regiões corporais com tendência a contrair-se de forma patológica ou disfuncional.

Justificativa:

O curso compreende o estudo prático-teórico dos princípios físicos da água associados a movimentos e manobras básicas e avançadas com intuito de harmonização biomecânica do sistema músculo esquelético que pode levar a um estado de reabilitação psico-físico-emocional ou simplesmente uma prática corporal lúdica de integração social.

Objetivos específicos:

Aplicar com propriedade e conhecimento teórico-prático, manipulações diversas, como, alongamentos, manobras miofasciais, torções corporais e trabalho em submersão para iniciantes com segurança. Aplicar os princípios físicos da água em sua praticidade de acordo com a técnica estabelecida. Tomar conhecimento das alterações fisiológicas em meio fluido e utilizar a favor da conduta terapêutica. Planejar objetivos e condutas adequadas no tratamento em piscina terapêutica com a técnica de Aquadinamic. Estabelecer objetivos de tratamento de forma eficaz utilizando as diversas manobras e manipulações apresentadas no curso. Mobilizar-se em meio fluido de acordo com os princípios da hidrodinâmica, utilizando-a a favor do paciente de acordo com os objetivos terapêuticos. Tomar conhecimento das indicações, considerações e contra indicações do Aquadinamic. Especificar forma de tratamento para patologia diversas. Conduzir de forma breve casos psico-patológicos e direcionar a profissionais habilitados quando necessário. Ter correto manuseio em pontos corporais específicos de forma precisa e segura.

Conteúdo programático:

O que é Aquadinamic – Princípios do Aquadinamic – Histórico – Mecânica Básica do corpo – Transferencia de peso – Watsu e Aquadinamic – Princípios Físicos da água – Benefícios – Quem se beneficia com Aquadinamic – Considerações e Contra indicações.

Movimentos:

– Decolar – Decolar com tração de Braço – Crucifixo – Crucifixo com tração – Crucifixo com empurrar – Kinguio Undo (Shake free) – Mandala – Mandala com cabeça no joelho – Volta ao mundo – Reflexo mergulho para dentro – Tração do ombro – Tração do braço – Tração da mão com braço para frente – Movimento de peixe – Kinguio Undo

Metodologia:

O módulo será teórico/prático numa proporção maior de aulas práticas objetivando propiciar ao estudantes contato com novos e modernos conceitos de conduta terapêutica avançada em meio aquático. Será valorizado os momentos presentes com práticas e atividades que não podem ser substituídas pelo universo on-line. Manuais, apostilas e vídeos serão disponibilizado para que o participante utilize antes e após sua formação como material de consulta e estudo.

Material didático:

Apostila digitalizada entregue antes do curso através de e-mail e link de vídeos com os movimentos executados durante o curso.

Avaliação:

Será contínua, levando em consideração habilidades manuais e corporais, conhecimento anatômico e domínio biomecânico onde o participante não coloque em perigo de lesão os componentes do grupo. Será considerado o comportamento psicológico e social. Em caso de dúvida ou insuficiência de alguns destes campos o participante será levado a conselho.

Certificação:

Certificado de Aquadinamic elementar com 16 horas AcquaBrasil – Este certificado não dá permissão a profissionais não terapeutas a atuar profissionalmente sem registro em seu devido conselho.

Alcance:

O curso é aberto preferencialmente a profissionais da área de saúde e corporal. No entanto qualquer pessoa pode se candidatar. Será levada em consideração o status profissional de cada participante e o certificado será emitido de acordo.

Resultado esperado:

Após a conclusão o estudante deverá desenvolver as competências e conhecimentos necessários para conduzir o tratamento de indivíduos com lesões e distúrbios diversos, apresentando-se seguro e competente nas manobras e manipulações em meio aquático, assim como integrar-se com o paciente ou cliente de forma a conduzir, seguramente seu corpo em meio fluido objetivando manobras e técnicas de reabilitação.

Horário

02 de Fev – 9:00 às 19:00

03 de Fev – 8:00 às 18:00

04 de Fev – 8:00 às 14:00

Ministrante:

Marcelo Roque – Fisioterapeuta – Especialização do Trabalho de Fisioterapia em Piscina – Organizador do I e II Congresso Brasileiro de Fisioterapia Aquática – Instrutor da World Aquatic Body Association EUA – Instrutor Pilates – Principal desenvolvedor do Pilates na água (Water Pilates) – Palestrante de temas diversos em congressos e eventos no Brasil, México, Costa Rica, Cuba, Argentina, Colombia entre outros – Desenvolvedor principal da técnica Aquadinamic e Acquafascia – Instrutor Yoga pelo Instituto Paranayama – Praticante de Yoga Massage – Formação em Medicina Natural en La Universidad de Ciências Médicas de Holguín – Cuba – Produtor do I Simpósio Brasilerio de Pilates na água – Professor pós-graduação do curso de Fisioterpai Aquática do Hospital Albert Einsten – Professor pós graduação do curso de Fisioterapia Aquática da FAG: Faculdade Assis Gurgacz – https://www.facebook.com/instructormarceloroque/

Localidade
Espaço Ativa – Rua Fernandes Moreira, 146 – São Paulo –

Sugestão de Hospedagem:
Hotel Ibis Budget
Hotel Ibis São Paulo
Tyyp Nações Unidas

Inscrição:
Basta clicar no botão do Pagseguro e informar os dados.
Será enviada uma mensagem de confirmação após o pagamento e a inscrição continuará daí com a confirmação dos dados.

R$ 590,00 pagos em boleto, depósito ou parcelada em até 18x no cartão.



Pagamento depositado direto na conta R$ 520,00 

Banco Santander 033

Agencia 3940

Conta Corrente 01000755 8

Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros.

Benjamin Franklin

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

4 Reviews

  1. Prezados Senhores, moro em BH-MG estou cursando Massoterapia curso técnico primeira turma no Brasil com deficientes visuais e pessoas videntes. Vou formar em julho 2018. Curso 1200 horas.Tenho formação em Pedagogia nível superior e também Tec.em Hospedagem pelo IFMG.Estou adorando o curso de Massoterapia, neste mobiliário estudando Watsu, gostaria de especializar na área.Portanto,gostaria de informadores sobre futuros cursos.

  2. Bom dia Marcelo!

    Quais profissionais da saúde podem fazer esse curso?

    1. Este curso não é tão restrito como o de Fisioterapia Aquática. Pode ser feito por terapeutas corporais, educadores entre outros profissionais e também por amadores com interesse de se profissionalizar como terapeuta corporal aquático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *