Condição ideal de uma piscina para se receber sessões de Watsu

Boa tarde!! Me chamo Suélly jacob e sou estudante de arquitetura e urbanismo e estou desenvolvendo minha monografia cujo tema é um Spa Urbano Holístico. Estava pesquisando na net informações sobre o Watsu e encontrei o site de vocês. Gostaria se poderia me tirar algumas dúvidas sobre o ambiente físico necessário para a prática do Watsu. Algumas questões: – é importante que seja realizado em piscina coberta e aquecida? – qual o dimensionamento básico da piscina para uma aula coletiva? Quantas pessoas ao máximo? – o local onde se encontra a piscina deve ser fechado para poder manter a piscina aquecida? – pode haver circulação de pessoas pelo espaço onde se encontra a piscina, tipo passagem para uma sauna ao lado … ou essa circulação de pessoas atrapalharia o andamento da seção? Caso tenha mais algumas informações agradeço a ajuda. Desde já agradeço sua atenção. Muito Obrigada!!!

 

A condição ideal de uma piscina para se receber sessões de Watsu é em uma piscina totalmente controlada em relação à temperatura de água, temperatura externa, luminosidade, ruídos e profundidade.

 

Não necessariamente a piscina deva ser fechada, no entanto, piscina fechada é mais fácil de controlar a temperatura e o vento que podem prejudicar a sessão. Em local muito quente como norte e nordeste do Brasil se pode ter uma piscina aberta sem problemas, no entanto aconselho que ao menos seja coberta a parte de cima da piscina, mantendo a lateral aberta, desta forma seria menos insalubre para o profissional que poderia ter que realizar um grande número de sessões no sol.

 

A piscina deve ser primordialmente aquecida, já que, o relaxamento muscular que se objetiva é muito difícil de conseguir em piscinas frias, onde a musculatura contrai e não atinge o grau de excelência da terapia de Watsu. Existem bons sistemas de aquecimento hoje em dia e este é um dos motivos do crescimento das terapias aquáticas no mundo.

 

Em uma piscina que se faça atendimento individualizado uma medida de 3x3m é suficiente para uma boa sessão. Tão importante quanto o tamanho é a profundidade que deve ser de 1,10m a 1,20 dependendo do tamanho dos profissionais que irão atuar nela. Um dado importante é que esta medida de profundidade deva ser a medida da água. Os construtores de piscina normalmente deixam mais 10 cm entre a lâmina de água e a borda. O que não é necessário no caso de piscinas de Watsu, já que a terapia é muito gentil e não derrama água para fora. Deixe no máximo mais 5 cm entre a borda e a lâmina de água. Esta distância auxilia na transferência de clientes e pacientes. Além do mais são mais bonitas.

No caso de spas, a clientela normalmente não é de reabilitação e não é necessária escada especial, escadas normais de piscina podem ser usadas. As que têm degraus até o fundo da piscina são recomendadas para que o primeiro passo do cliente não tenha que ser grande e desconfortável ao sais da piscina. Isto também auxilia na parte psicológica.

Para um trabalho em grupo dependerá logicamente do tamanho do grupo. No caso de uma piscina com 7 por 3 poderá atender até 8 pessoas ou quatro duplas. Apenas um exemplo.

 

Para se manter a piscina aquecida dependerá muito da região onde for construída. No norte e nordeste a piscina pode estar até mais aberta do que na região sul do país. No entanto sempre se deve usar uma cobertura na piscina de plástico bolha para que mantenha-se sempre aquecida. No caso de um projeto em um SPA, se deve preservar a harmonia do ambiente então pudesse manter a piscina aberta de dia se for uma piscina onde seja passagem de clientes para que fique bonita e cobrir apenas na parte da noite. Uma dica é de que as paredes sejam de vidro, auxilia na iluminação e deixa o ambiente bem fechado. Durante a terapia é necessário que tenha um sistema de impedir que o excesso de luz atrapalhe a sessão. No caso de ser um local com muita luz alguns terapeutas utilizam tampões de olhos, similar aos de avião.

A circulação de pessoas atrapalha a sessão, sem dúvida, mas ter um ambiente totalmente controlado é muito difícil. Existe um lado positivo de se ter sempre circulação de pessoas durante a sessão que é ode divulgação da técnica. (Nossa! O que é isto que estão fazendo na piscina? Ah isto é Watsu então). Outro ponto é que pela terapia ser muito próxima entre terapeuta e cliente, sempre é bom que tenham pessoas observando a sessão para que nenhum sinistro aconteça e se acontecer que se tenham testemunhas. Casos pouco comuns e desagradáveis de assédio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *