Curso Watsu e Aquadinamic 17-19 de Fevereiro 2017

Introdução Watsu:

Watsu é o primeiro Trabalho Corporal Aquático do mundo, segundo Harold Dull. Como a massagem, ele pode ser aplicado profissionalmente ou compartilhado com a família e amigos. A água quente é o nosso apoio incondicional cria um espaço seguro o suficiente para que a pessoa em nossos braços acesse todos os níveis do seu ser. Praticar, adaptando a sua forma estabelecida, levando quem recebe a um estado de Free Flow, onde todo nosso ser pode ser envolvido.

Justificativa:

Watsu é uma das três principais modalidades de Terapia Aquática. Ele promove um profundo estado de relaxamento. Acalmando o sistema simpático e intensificando o sistema nervoso parassimpático, o Watsu tem efeitos profundos sobre o sistema neuromuscular. Ela alivia condições causadas por stress, dor crônica e o desconforto da gravidez e ajuda as pessoas com necessidades especiais.

Objetivo específico:

Concluir uma série de movimentos com a biomecânica corporal correta e utilizar os princípios físicos da água em seu auxílio como um agente facilitador da técnica. Compreender as possibilidades de utilização do trabalho em casos específicos. Nestas primeiras 16 horas, aprender a iniciar os movimentos de Watsu (geralmente introduzidas na Rodada do Watsu). Aprenda como ficar mais leve em seus braços cada vez que respirar, Conectar-se com sua própria respiração à um nível profundo e estabelece o ritmo dos movimentos que virão. Saiba como flutuar alguém em seu coração em um movimento  contínuo conectado com a água em profunda quietude.

Conteúdo programático:

O que é Watsu – Síntese – Origem – Características – Histórico – Forma correta de aplicar a técnica – Mecânica corporal para aplicação do Watsu – Padrões construtivos de feedback – Ai Chi, como base para movimentar durante a sessão – Cuidados com partes específicas do corpo durante o trabalho – Efeitos fisiológicos – Princípios físicos da água – Resultados dos princípios físicos da água na aplicação do Watsu – Atuação dos princípios da água durante o trabalho – Indicações – Considerações e Contra indicações para aplicação do Watsu.

Movimentos:

Dança da Respiração – Oferecendo Lento -Oferecendo com uma perna – Oferecendo com duas pernas – Acordeão – Acordeão com rotação – Shake free – Quietude – Acompanhar movimento próximo – Acompanhar movimento longe – Liberar braço – Quietude longe – Algas – Repetir do outro lado

Metodologia:

O curso será teórico-prático numa proporção de 1 hora aula teórica: 4 horas aula práticas, para que seja alcançado o objetivo de promover a habilidade e o conhecimento do aluno.

Materiais didáticos:

Apostila digital que o participante poderá levar em seu tablet, celular ou computador.

Vídeos com os movimentos executados durante o curso.

Avaliação:

A avaliação será contínua e permanente, onde o aproveitamento das aulas e a realização de avaliações prática irão compor o conceito final do participante.

Certificado:

Certificado WABA – Associação Mundial de Trabalhos Corporais Aquáticos EUA com um total de 16 horas de curso.  A certificação será enviado após o curso num período máximo de 7 dias para o e-mail  do participante.

Alcance:

Curso aberto a qualquer participante, após a conclusão apenas profissionais da área de reabilitação poderão usar a técnica para reabilitar. Educadores físicos poderão atuar como personal e atletas de alto rendimento. Os Terapeutas corporais atuarão como profissionais de qualidade de vida somente após a formação completa como Praticante de Watsu.

Resultado esperado:

O participante aprende os movimentos e posições básicas do Watsu (que parece Tai Chi). Aterrizando e conectado com a respiração irá permitir que a água faça o trabalho. Depois Aprenderá a conectar esses movimentos e posições básicas com transições graciosas, longas e fluidas. Aprenderá aplicar Watsu em pessoas de tamanhos diversos e biótipo variado. Aprenderá sobre a mecânica de seu próprio corpo – como apoiar e mover cada pessoa sem esforço fluidamente na água. Na terra será introduzido ao Tantsu uma técnicas para centrar-se e explorar movimentos. Uma espécie de Watsu no piso que pode ser utilizado em pessoas rígidas e pacientes com tônus muscular alterado.

Introdução Aquadinamic:

Aquadinamic é uma terapia aquática passiva de meditação e liberação corporal que propicia a seu praticante uma conexão rápida com o fluxo de energia vital, optimizando o ser em todos os aspectos, equilibrando o tônus muscular e desbloqueando regiões corporais com tendência a contrair-se de forma patológica ou disfuncional.

Justificativa:

O curso compreende o estudo prático-teórico dos princípios físicos da água associados a movimentos e manobras básicas e avançadas com intuito de harmonização biomecânica do sistema músculo esquelético que pode levar a um estado de reabilitação psico-físico-emocional ou simplesmente uma prática corporal lúdica de integração social.

Objetivos específicos:

Aplicar com propriedade e conhecimento teórico-prático, manipulações diversas, como, alongamentos, manobras miofasciais, torções corporais e trabalho em submersão para iniciantes com segurança. Aplicar os princípios físicos da água em sua praticidade de acordo com a técnica estabelecida. Tomar conhecimento das alterações fisiológicas em meio fluido e utilizar a favor da conduta terapêutica. Planejar objetivos e condutas adequadas no tratamento em piscina terapêutica com a técnica de Aquadinamic. Estabelecer objetivos de tratamento de forma eficaz utilizando as diversas manobras e manipulações apresentadas no curso. Mobilizar-se em meio fluido de acordo com os princípios da hidrodinâmica, utilizando-a a favor do paciente de acordo com os objetivos terapêuticos. Tomar conhecimento das indicações, considerações e contra indicações do Aquadinamic. Especificar forma de tratamento para patologia diversas. Conduzir de forma breve casos psico-patológicos e direcionar a profissionais habilitados quando necessário. Ter correto manuseio em pontos corporais específicos de forma precisa e segura.

Conteúdo programático:

O que é Aquadinamic – Princípios do Aquadinamic – Histórico – Mecânica Básica do corpo – Transferencia de peso – Watsu e Aquadinamic – Princípios Físicos da água – Benefícios – Quem se beneficia com Aquadinamic – Considerações e Contra indicações.

Movimentos:

– Decolar – Decolar com tração de Braço – Crucifixo – Crucifixo com tração – Crucifixo com empurrar – Kinguio Undo (Shake free) – Mandala – Mandala com cabeça no joelho – Volta ao mundo – Reflexo mergulho para dentro – Tração do ombro – Tração do braço – Tração da mão com braço para frente – Movimento de peixe – Kinguio Undo

Metodologia:

O módulo será teórico/prático numa proporção maior de aulas práticas objetivando propiciar ao estudantes contato com novos e modernos conceitos de conduta terapêutica avançada em meio aquático. Será valorizado os momentos presentes com práticas e atividades que não podem ser substituídas pelo universo on-line. Manuais, apostilas e vídeos serão disponibilizado para que o participante utilize antes e após sua formação como material de consulta e estudo.

Material didático:

Apostila digitalizada entregue antes do curso através de e-mail e link de vídeos com os movimentos executados durante o curso.

Avaliação:

Será contínua, levando em consideração habilidades manuais e corporais, conhecimento anatômico e domínio biomecânico onde o participante não coloque em perigo de lesão os componentes do grupo. Será considerado o comportamento psicológico e social. Em caso de dúvida ou insuficiência de alguns destes campos o participante será levado a conselho.

Certificação:

Certificado de Aquadinamic elementar com 16 horas AcquaBrasil – Este certificado não dá permissão a profissionais não terapeutas a atuar profissionalmente sem registro em seu devido conselho.

Alcance:

O curso é aberto preferencialmente a profissionais da área de saúde e corporal. No entanto qualquer pessoa pode se candidatar. Será levada em consideração o status profissional de cada participante e o certificado será emitido de acordo.

Resultado esperado:

Após a conclusão o estudante deverá desenvolver as competências e conhecimentos necessários para conduzir o tratamento de indivíduos com lesões e distúrbios diversos, apresentando-se seguro e competente nas manobras e manipulações em meio aquático, assim como integrar-se com o paciente ou cliente de forma a conduzir, seguramente seu corpo em meio fluido objetivando manobras e técnicas de reabilitação.

Horário

17 de Fev – 9:00 às 19:00

18 de Fev – 8:00 às 18:00

19 de Fev – 8:00 às 14:00

Ministrante:

Marcelo Roque – Fisioterapeuta – Especialização do Trabalho de Fisioterapia em Piscina – Organizador do I e II Congresso Brasileiro de Fisioterapia Aquática – Instrutor da World Aquatic Body Association EUA – Instrutor Pilates – Principal desenvolvedor do Pilates na água (Water Pilates) – Palestrante de temas diversos em congressos e eventos no Brasil, México, Costa Rica, Cuba, Argentina, Colombia entre outros – Desenvolvedor principal da técnica Aquadinamic e Acquafascia – Instrutor Yoga pelo Instituto Paranayama – Praticante de Yoga Massage – Formação em Medicina Natural en La Universidad de Ciências Médicas de Holguín – Cuba – Produtor do I Simpósio Brasilerio de Pilates na água – Professor pós-graduação do curso de Fisioterpai Aquática do Hospital Albert Einsten – Professor pós graduação do curso de Fisioterapia Aquática da FAG: Faculdade Assis Gurgacz

Localidade
Espaço Ativa – Rua Fernandes Moreira, 146 – São Paulo

Sugestão de Hospedagem:
Hotel Ibis Budget
Hotel Ibis São Paulo
Tyyp Nações Unidas

Inscrição:
Basta clicar no botão do Pagseguro e informar os dados.
Será enviada uma mensagem de confirmação após o pagamento e a inscrição continuará daí com a confirmação dos dados.

R$ 590,00 pagos em boleto, depósito ou parcelada em até 18x no cartão.



Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros.

Benjamin Franklin

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

2 Reviews

  1. Prezados Senhores, moro em BH-MG estou cursando Massoterapia curso técnico primeira turma no Brasil com deficientes visuais e pessoas videntes. Vou formar em julho 2018. Curso 1200 horas.Tenho formação em Pedagogia nível superior e também Tec.em Hospedagem pelo IFMG.Estou adorando o curso de Massoterapia, neste mobiliário estudando Watsu, gostaria de especializar na área.Portanto,gostaria de informadores sobre futuros cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *