Fisioterapia Aquática módulo Neuropediatria

O curso de fisioterapia aquática em neuropediatria compreende o estudo da ação dos princípios físicos da água associado às técnicas de tratamento fisioterapêutico no meio líquido e conceitos fundamentais em controle, desenvolvimento, aprendizagem e reabilitação motora necessários para o planejamento de tratamento adequado em crianças com disfunções de origem neurológica. Torna-se necessário que o fisioterapeuta tenha importantes noções de aprendizagem motora para que a aplicação das técnicas seja eficaz e com resultados significativos.

Objetivos Gerais:
Após a conclusão do módulo os alunos deverão desenvolver as competências e conhecimentos necessários para diagnosticar e conduzir o tratamento de crianças com variadas seqüelas, devido lesões no sistema nervoso central. Além disso o aluno deverá estar seguro e competente na discussão e no trabalho inter e multidisciplinar tão necessário a reabilitação de crianças neuropatas.

Objetivos Específicos:
Os alunos irão concluir o módulo com as habilidades de:
1- Relacionar e utilizar diferentes teorias do controle e desenvolvimento motor no planejamento do tratamento em piscina terapêutica;
2- Aprender a avaliar de forma objetiva as inúmeras funções e disfunções, capacidades e incapacidades;
3- Aplicar os efeitos fisiológicos dos princípios físicos da água no tratamento de crianças neuropatas;
4- Planejar objetivos e condutas adequadas no tratamento das crianças com alterações neurológicas em piscina terapêutica;
5- Aplicar com propriedade e conhecimento teórico-prático de diferentes técnicas de tratamento em piscina terapêutica com ênfase na reabilitação de crianças neuropatas.

Conteúdo Programático:
1- Aspectos teóricos e aplicações práticas em controle motor, diversas abordagens teóricas;
2. Aspectos teóricos da aprendizagem motora bem como as teorias de avaliação;
3- Experimentação dos princípios físicos da água e sua associação com a facilitação e a inibição;
4- Avaliações em solo e piscina terapêutica em crianças com déficit motores (movimento e postura);
5- Tratamento em piscina baseado em diversos métodos terapêuticos; • Hidrocinesioterapia • Conceito Halliwick • Método dos anéis de Bad Ragaz • Técnicas de Relaxamento.

Horário
24 de março de 2018 – das 9:00:00 às 19:00
25 de março de 2018 – das 8:00:00 às 14:00

Metodologia:
O módulo será teórico/prático numa proporção de 1 hora aula teórica: 3 horas aula práticas, para que seja alcançado o objetivo de promover a habilidade e o conhecimento do aluno em organizar e dirigir de forma completa e competente o atendimento de crianças neuropatas em piscina terapêutica.

Ministrante:
Profa. Stella Maris Lins Terena Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia neurológica, com cursos de formação em Halliwick e Bad Ragaz, mestranda em Neurologia pela faculdade de medicina da USP. Estagiou no programa de aperfeiçoamento de ensino em Didática Especial. Curso de extensão em Hidroterapia no Pramedisch Institut na Holanda. Docente há 15 anos em cursos de Graduação e Pós Graduação em Fisioterapia.

Local
Espaço Ativa
Rua Fernandez Moreira, 146. Chácara Santo Antonio – São Paulo

Detalhe: O Espaço Ativa será locado para o evento e não é responsável pela organização.

Como Chegar:
Local do cursos será no Espaço Ativa. Rua Fernandez Moreira, 146. Chácara Santo Antonio.

Alimentação:
O Almoço será feito em restaurantes nas proximidades do local. Média de R$ 25,00. O evento fornece café e chá com bolo ou bolacha entre as paradas para descanso.

Sugestão de Hospedagem:
Hotel Ibis Budget
Hotel Ibis São Paulo
Tyyp Nações Unidas

Para se inscrever clique em Pagar com PagSeguro

Inscrição R$ 695,00 no boleto, transferência, boleto ou em até 18 x no cartão.

Banner PagSeguro

One Review

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *