Rio Branco – Acre – Fisioterapia Aquática – Novembro de 2017

Introdução:

O curso de FisioTerapia Aquática tem como objetivo principal dar uma formação ao profissional de reabilitação devidamente regulamentado. Lembrando que o uso dos princípios físicos da água com a conduta de reabilitação é de uso exclusivo do fisioterapeuta.


O curso de Fisioterapia na água nível 1 é um evento onde o participantes será apresentado para as principais técnicas a serem utilizadas no seu dia a dia de trabalho em uma piscina terapêutica no atendimento de diversas patologia, síndromes e distúrbios que afetem o sistema músculo esquelético e que o profissional de reabilitação visa objetivos terapêuticos precisos no atendimento destes indivíduos. 

Serve para o fisioterapeuta como uma ferramenta  de atuação imediata após o curso.

Justificativa:
Atender a alta demanda de pacientes que necessitem de atendimento exclusivos na área de reabilitação em meio fluido.

Objetivo específico:
Desenvolver aprendizado de todas as técnicas a serem abordadas e após o curso estar apto através de revisão do aprendizado a atenderem pacientes específicos que altamente se beneficiam com as técnicas utilizadas.

Objetivo geral:
Visa aprofundar o conhecimento das técnicas mais utilizadas em meio fluido com a finalidade de tornar apto a reabilitar condições específicas de pacientes acometidos por patologias, distúrbios e traumas ocasionais, em meio aquático.

O curso compreende a formação nas técnicas de Watsu Básico, Acquafasciaterapia A, Bad Ragaz básico, vivência Halliwick 10 pontos – Water Pilates e Ai Chi.

Pré-requisito:
Fisioterapeutas e estudantes em último período.

Instrutor:
Marcelo Roque, Fisioterapeuta, especializado em piscina terapêutica, especializado em medicina natural em Cuba, instrutor de Watsu pela associação mundial de terapias aquáticas, ministrante de diversas pós graduações e palestrante de congressos, simpósio e jornadas diversas na área de Fisioterapia Aquática, instrutor de fisio e terapia aquática em 12 países como, Argentina, Itália, Espanha, Cuba, México, Colômbia, Equador, Costa Rica, Perú entre outros. https://www.facebook.com/instructormarceloroque/

Metodologia:
O módulo será teórico/prático numa proporção maior de aulas práticas objetivando propiciar aos estudantes contato com novos e modernos conceitos de conduta terapêutica avançada em meio aquático. Será valorizado os momentos presentes com práticas e atividades que não podem ser substituídas pelo universo on-line. Manuais, apostilas e vídeos serão disponibilizado para que o participante utilize antes e após sua formação como material de consulta e estudo.

Avaliação:
O estudante será avaliado a todo instante no decorrer do curso. Serão levadas em consideração a execução de movimentos e compreensão da técnica em nível geral. Caso o instrutor avalie como insuficiente a participação do estudante este será levado ao conselho que irá decidir em solicitar mais horas de estudo, trabalhos extra ou até a não certificação no curso. Será entregue certificado de participação, mas não de conclusão.

Certificado:
Certificado e registro na Aquabrasil como Fisioterapeuta Aquático – 1 Certificado na Associação mundial de trabalhos corporais Aquáticos no EUA de Watsu.

Métodos:
AI CHI
Trata-se de um curso vivência onde o participante irá ter seu primeiro contato com a técnica proposta, sentir em si próprio os efeitos e as possibilidades de atuação, conhecendo esta nova proposta de atividade física e terapêutica. Objetivo do curso: Executar no final do curso a sequência de Ai Chi com os 16 padrões estabelecidos por Jun Kuonno. Objetivos Específicos: Ministrar práticas e aulas de Ai Chi para grupos e atendimentos individuais. Conteúdo Programático: O que é Ai Chi; Histórico da técnica; Princípios da técnica; Execução de movimentos.

Acquafasciaterapia:
Focado no aprendizado das manobras miofasciais em meio líquido mais avançadas existentes em um aprendizado dinâmico e estruturado, Acquafascia trata-se da utilização de todas as manobras miofasciais existentes nas técnicas de terapias aquáticas mais conhecidas. Uma forma de aprender diretamente recursos avançados de reabilitação aquática sem a necessidade de passar pelos diversos níveis de aquaterapia. A manobra fascial é um importante recurso para o profissional de reabilitação. Utilizada com os princípios físicos da água ela é potencializada devido ao calor da piscina terapêutica e a tridimensionalidade que o meio fluido possibilita. Objetivo do curso: Dar ao participante a noção da importância das manobras miofasciais utilizadas em meio líquido como um potencializados da conduta terapêutica. Objetivos Específicos Que o participante utilize de forma imediata logo após a formação como ferramenta terapêutica em seus pacientes. Conteúdo Programático
As Fáscias – Função das fáscias – Alteração nas estruturas miofasciais – Porque a Acquafascia terapia – Processo de mudança – Lei da facilitação – Lei da difusão dos estímulos – Integração e Reestruturação – Princípios físicos da água – Movimentos, decolar em voo livre, decolar em velas ao mar, crucifixo, tração da coluna, alongar a coluna, triplice manobra fascial, tração interna, tração cervical.

Bad Ragaz:
Pretende capacita o participante a aplicar os principais padrões de movimento do método, bem como introduzi-lo ao conceito Bad Ragaz. O programa conta com um conteúdo teórico prático focando na parte prática levando o participante desenvolver habilidades cognitivas e motoras para a aplicação do método. Conteúdo Programático: – Histórico do método;- Princípios da facilitação em piscina; – Posicionamento em água ( terapeuta e paciente ); – Padrões isométricos x padrões isotônicos e isocinéticos. – Prática em piscina – membros superiores, inferiores e tronco; – Habilidades funcionais.

Halliwick:
Vivência para usar o programa de 10 pontos em jogos , música e atividades. Utilizar os meios apropriados para o acesso na água. Promover a aprendizagem das atividades funcionais orientadas para as AVDs.

Water Pilates:
Compreende o estudo prático-teórico dos princípios da técnica Pilates e sua adaptação com qualidade e eficiência para o meio fluído visando o condicionamento ou reabilitação física. Objetivo do curso: Esta formação permite ao profissional desenvolver habilidades específicas do Pilates na água de forma personalizada ou em grupo em indivíduos debilitados ou atletas de alto rendimento. Após a conclusão o estudante deverá desenvolver as competências e conhecimentos necessários para conduzir aula prática em grupo ou atendimento individualizado de clientes ou pacientes visando condicionamento físico e ou reabilitação, de acordo com sua função. Objetivos Específicos Desenvolver conduta pedagógica específica para dar aulas de Pilates na água (Water Pilates) para pacientes em reabilitação ou pequenos grupos. Conteúdo Programático
O que é Pilates – Histórico do método – Histórico de Joseph Pilates – Princípios do método tradicional de Pilates – Prática de Pilates no piso (Mat Pilates) – A Prática de Pilates em Aparelhos – Sub-Princípios do Pilates – Postura Neutra no solo – Postura Neutra na água – Comparação do WPilates com Pilates, Bad Ragaz, Halliwick e Watsu. Movimentos básicos de WPilates.

Watsu:
O participante aprende os movimentos e posições básicas do Watsu (que parece Tai Chi). Aterrizando e conectado com a respiração irá permitir que a água faça o trabalho. Depois Aprenderá a conectar esses movimentos e posições básicas com transições graciosas, longas e fluidas. Aprenderá aplicar Watsu em pessoas de tamanhos diversos e biótipo variado. Aprenderá sobre a mecânica de seu próprio corpo – como apoiar e mover cada pessoa sem esforço fluidamente na água. Na terra será introduzido ao Tantsu uma técnicas para centrar-se e explorar movimentos. Uma espécie de Watsu no piso que pode ser utilizado em pessoas rígidas e pacientes com tônus muscular alterado.
Objetivos Específicos – Concluir uma série de movimentos com a biomecânica corporal corretos e utilizar os princípios físicos da água em seu auxílio como um agente facilitador da técnica. Compreender as possibilidades de utilização do trabalho em casos específicos.
Conteúdo Programático – O que é Watsu – Síntese – Origem – Características – Histórico – Forma correta de aplicar a técnica – Mecânica corporal para aplicação do Watsu – Padrões construtivos de feedback – Ai Chi, como base para movimentar durante a sessão – Cuidados com partes específicas do corpo durante o trabalho – Efeitos fisiológicos – Princípios físicos da água – Resultados dos princípios físicos da água na aplicação do Watsu – Atuação dos princípios da água durante o trabalho – Indicações – Considerações e Contra indicações para aplicação do Watsu.

Local: Movimento Academia
Rua Primavera, 239 – Aviário
Rio Branco – Acre

Horário:
dia 30 de novembro – 9:00 às 18:00
dia 1 de dezembro –  8 às 18:00
dia 2 de dezembro –  8:00 às 19:00
dia 3 de dezembro  – 8:00 às 15:00

 

Investimento:
Inscrição: 200,00
Investimento: 1.600,00 parcelado no cartão

Contato: 68 9985 7530 – Luciana Takahara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *