São Paulo 7, 8, 9 e 10 de Setembro

Introdução:

O curso de FisioTerapia Aquática tem como objetivo principal dar uma formação ao profissional de reabilitação devidamente regulamentado. Lembrando que o uso dos princípios físicos da água com a conduta de reabilitação é de uso exclusivo do fisioterapeuta.


O curso de Fisioterapia na água nível 1 é um evento onde o participantes será apresentado para as principais técnicas a serem utilizadas no seu dia a dia de trabalho em uma piscina terapêutica no atendimento de diversas patologia, síndromes e distúrbios que afetem o sistema músculo esquelético e que o profissional de reabilitação visa objetivos terapêuticos precisos no atendimento destes indivíduos. 

Serve para o fisioterapeuta como uma ferramenta  de atuação imediata após o curso.

Justificativa:
Atender a alta demanda de pacientes que necessitem de atendimento exclusivos na área de reabilitação em meio fluido.

Objetivo específico:
Desenvolver aprendizado de todas as técnicas a serem abordadas e após o curso estar apto através de revisão do aprendizado a atenderem pacientes específicos que altamente se beneficiam com as técnicas utilizadas.

Objetivo geral:
Visa aprofundar o conhecimento das técnicas mais utilizadas em meio fluido com a finalidade de tornar apto a reabilitar condições específicas de pacientes acometidos por patologias, distúrbios e traumas ocasionais, em meio aquático.

O curso compreende a formação nas técnicas de Watsu Básico, Acquafasciaterapia A, Bad Ragaz básico, vivência Halliwick 10 pontos – Water Pilates e Ai Chi.

Pré-requisito:
Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e estudantes em último período.

Instrutor:
Marcelo Roque, Fisioterapeuta, especializado em piscina terapêutica, especializado em medicina natural em Cuba, instrutor de Watsu pela associação mundial de terapias aquáticas, ministrante de diversas pós graduações e palestrante de congressos, simpósio e jornadas diversas na área de Fisioterapia Aquática, instrutor de fisio e terapia aquática em 12 países como, Argentina, Itália, Espanha, Cuba, México, Colômbia, Equador, Costa Rica, Perú entre outros. https://www.facebook.com/instructormarceloroque/

Metodologia:
O módulo será teórico/prático numa proporção maior de aulas práticas objetivando propiciar aos estudantes contato com novos e modernos conceitos de conduta terapêutica avançada em meio aquático. Será valorizado os momentos presentes com práticas e atividades que não podem ser substituídas pelo universo on-line. Manuais, apostilas e vídeos serão disponibilizado para que o participante utilize antes e após sua formação como material de consulta e estudo.

Avaliação:
O estudante será avaliado a todo instante no decorrer do curso. Serão levadas em consideração a execução de movimentos e compreensão da técnica em nível geral. Caso o instrutor avalie como insuficiente a participação do estudante este será levado ao conselho que irá decidir em solicitar mais horas de estudo, trabalhos extra ou até a não certificação no curso. Será entregue certificado de participação, mas não de conclusão.

Certificado:
Certificado e registro na Aquabrasil como Fisioterapeuta Aquático – 1 Certificado na Associação mundial de trabalhos corporais Aquáticos no EUA de Watsu.

Métodos:
AI CHI
Trata-se de um curso vivência onde o participante irá ter seu primeiro contato com a técnica proposta, sentir em si próprio os efeitos e as possibilidades de atuação, conhecendo esta nova proposta de atividade física e terapêutica. Objetivo do curso: Executar no final do curso a sequência de Ai Chi com os 16 padrões estabelecidos por Jun Kuonno. Objetivos Específicos: Ministrar práticas e aulas de Ai Chi para grupos e atendimentos individuais. Conteúdo Programático: O que é Ai Chi; Histórico da técnica; Princípios da técnica; Execução de movimentos.

Acquafasciaterapia:
Focado no aprendizado das manobras miofasciais em meio líquido mais avançadas existentes em um aprendizado dinâmico e estruturado, Acquafascia trata-se da utilização de todas as manobras miofasciais existentes nas técnicas de terapias aquáticas mais conhecidas. Uma forma de aprender diretamente recursos avançados de reabilitação aquática sem a necessidade de passar pelos diversos níveis de aquaterapia. A manobra fascial é um importante recurso para o profissional de reabilitação. Utilizada com os princípios físicos da água ela é potencializada devido ao calor da piscina terapêutica e a tridimensionalidade que o meio fluido possibilita. Objetivo do curso: Dar ao participante a noção da importância das manobras miofasciais utilizadas em meio líquido como um potencializados da conduta terapêutica. Objetivos Específicos Que o participante utilize de forma imediata logo após a formação como ferramenta terapêutica em seus pacientes. Conteúdo Programático
As Fáscias – Função das fáscias – Alteração nas estruturas miofasciais – Porque a Acquafascia terapia – Processo de mudança – Lei da facilitação – Lei da difusão dos estímulos – Integração e Reestruturação – Princípios físicos da água – Movimentos, decolar em voo livre, decolar em velas ao mar, crucifixo, tração da coluna, alongar a coluna, triplice manobra fascial, tração interna, tração cervical.

Bad Ragaz:
Pretende capacita o participante a aplicar os principais padrões de movimento do método, bem como introduzi-lo ao conceito Bad Ragaz. O programa conta com um conteúdo teórico prático focando na parte prática levando o participante desenvolver habilidades cognitivas e motoras para a aplicação do método. Conteúdo Programático: – Histórico do método;- Princípios da facilitação em piscina; – Posicionamento em água ( terapeuta e paciente ); – Padrões isométricos x padrões isotônicos e isocinéticos. – Prática em piscina – membros superiores, inferiores e tronco; – Habilidades funcionais.

Halliwick:
Vivência para usar o programa de 10 pontos em jogos , música e atividades. Utilizar os meios apropriados para o acesso na água. Promover a aprendizagem das atividades funcionais orientadas para as AVDs.

Water Pilates:
Compreende o estudo prático-teórico dos princípios da técnica Pilates e sua adaptação com qualidade e eficiência para o meio fluído visando o condicionamento ou reabilitação física. Objetivo do curso: Esta formação permite ao profissional desenvolver habilidades específicas do Pilates na água de forma personalizada ou em grupo em indivíduos debilitados ou atletas de alto rendimento. Após a conclusão o estudante deverá desenvolver as competências e conhecimentos necessários para conduzir aula prática em grupo ou atendimento individualizado de clientes ou pacientes visando condicionamento físico e ou reabilitação, de acordo com sua função. Objetivos Específicos Desenvolver conduta pedagógica específica para dar aulas de Pilates na água (Water Pilates) para pacientes em reabilitação ou pequenos grupos. Conteúdo Programático
O que é Pilates – Histórico do método – Histórico de Joseph Pilates – Princípios do método tradicional de Pilates – Prática de Pilates no piso (Mat Pilates) – A Prática de Pilates em Aparelhos – Sub-Princípios do Pilates – Postura Neutra no solo – Postura Neutra na água – Comparação do WPilates com Pilates, Bad Ragaz, Halliwick e Watsu. Movimentos básicos de WPilates.

Watsu:
O participante aprende os movimentos e posições básicas do Watsu (que parece Tai Chi). Aterrizando e conectado com a respiração irá permitir que a água faça o trabalho. Depois Aprenderá a conectar esses movimentos e posições básicas com transições graciosas, longas e fluidas. Aprenderá aplicar Watsu em pessoas de tamanhos diversos e biótipo variado. Aprenderá sobre a mecânica de seu próprio corpo – como apoiar e mover cada pessoa sem esforço fluidamente na água. Na terra será introduzido ao Tantsu uma técnicas para centrar-se e explorar movimentos. Uma espécie de Watsu no piso que pode ser utilizado em pessoas rígidas e pacientes com tônus muscular alterado.
Objetivos Específicos – Concluir uma série de movimentos com a biomecânica corporal corretos e utilizar os princípios físicos da água em seu auxílio como um agente facilitador da técnica. Compreender as possibilidades de utilização do trabalho em casos específicos.
Conteúdo Programático – O que é Watsu – Síntese – Origem – Características – Histórico – Forma correta de aplicar a técnica – Mecânica corporal para aplicação do Watsu – Padrões construtivos de feedback – Ai Chi, como base para movimentar durante a sessão – Cuidados com partes específicas do corpo durante o trabalho – Efeitos fisiológicos – Princípios físicos da água – Resultados dos princípios físicos da água na aplicação do Watsu – Atuação dos princípios da água durante o trabalho – Indicações – Considerações e Contra indicações para aplicação do Watsu.

Local:
Clínica Reabihidro – R. Margarida de Lima, 4 – Tatuapé, São Paulo – SP, 03081-010, Brasil – Próximo ao metrô Tatuapé.

Horário:
dia 7 – 9:00 às 18:00
dia 8- das 8 às 18:00
dia 9 – das 8:00 às 19:00
dia 10 – 8:00 às 15:00

Hospedagem:
Sugestão de hospedagem Trip Tatuapé – Hotéis próximos a Metrô – Local do curso tem acesso fácil a estação Metrô Tatuapé. Você pode se hospedar em qualquer local da cidade próximo a Metrô.

Alimentação:
O Almoço será em restaurantes de boa qualidade nas proximidades do local com média de preço de R$ 25,00. O evento fornece café e suco com bolo ou bolacha entre as paradas para descanso.

 

Baixar Pdf com informações:

 

Inscrição:

VAGAS COMLETAS, POR FAVOR NÃO INSSITA.

 

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros” – Benjamin Franklin
Banner PagSeguro

One Review

  1. Feedback from students who have taken this class taught by Marcelo Roque:
    08/30/2016 … Talk that the course is very good, with many practical and easy understanding
    08/11/2016 … Por supuesto que recomendaría a otro estudiante a seguir este curso
    02/07/2016 … o curso é muito bom…aulas dinâmicas.
    02/07/2016 … Mi apreciación sobre el curso básico de watsu, que dicta Marcelo Roque.
    El instructor tiene muy buen manejo del tema, responde adecuadamente y con suficiencia a todas las consultas, y la práctica fue lo más placentero de todo.
    En una escala del 1 al 10, mi apreciación es un 10.
    Muchas gracias.
    02/07/2016 … El curso muy productivo, he aprendido muchísimo, las prácticas y demostraciones fueron sublimes.
    De verdad, estoy muy agradecida con el instructor por todos los saberes pasados a mi y mis colegas.
    02/07/2016 … O curso é ótimo vale a pena fazer.
    01/24/2016 … Excelente curso recomendo a todos interesssados
    08/25/2015 … It was a very nice experience, that allows me not only learn about this fascinating technic, but also make new friends and learn more about myself.
    08/18/2015 … El curso estuvo muy bien organizado con una muy buena predisposicion del expositor, estoy muy conforma
    08/18/2015 … Its a wonderfull experience that i fully recomend.
    Watsu its not only of physical therapy but espiritual also
    04/26/2015 … O curso foi excelente….aprendi muitas técnicas…e já recomendei o curso à outros fisioterapeutas que me perguntaram sobre Watsu.
    04/26/2015 … it´s a very good course ….. i´m pretend to do another one … ..
    02/10/2015 … Excelente
    11/25/2014 … That is a course that provides the tools necessary for patient care , is didactic, constant feedback occurs throughout the training , would highly recommend it for its thematic content which delves into the implementation of the aquatherapy .
    11/23/2014 … It was worth taking the course, is complete because not only covers the physical part but also includes emotional, psychic and spiritual part also part of being human.
    09/17/2014 … El curso de watsu, es un curso muy bueno que brinda muchas herramientas de trabajo para nosotros los fisioterapeutas, mostrandonos que hay otras formas de manejar al paciente y de conseguir lo que depronto en muchas sesisones anteriores no hemos podido.
    Este curso brinda mucha información para abordar cualquier tipo de persona, teniendo en cuenta, claro esta su patologia y el estadio de la misma.
    09/17/2014 … EXCELENTE INVITO A TODOS MIS COLEGAS A DISFRUTAR DE GRANDIOSA EXPERIENCIA
    09/09/2014 … El curso fue una experiencia 100% satisfactoria, tanto desde el punto de vista práctico como teórico, para cada una de las técnicas vistas durante el curso, así mismo, hay que resaltar la magnifica disposición del instructor (Marcelo Roque) para enseñar y expandir sus conocimientos.
    Es por eso que sin temor a equivocarme, recomiendo asistir al curso que Marcelo Roque dicte.
    05/14/2014 … Es una experiencia muy placentera, supará tus expectativas. Muy recomendada. 😀
    05/11/2014 … es una excelente oportunidad para ampliar conocimientos a nivel profesional.
    04/26/2014 … Permite conocer desde otra perspectiva la aplicaciÃÂ⁄n de terapia acuatica, pues no solo brinda el conocimiento sino que no lo hace mendiante un aprendizaje significativo.
    04/24/2014 … Que es muy bueno y que puede tomarlo
    04/23/2014 … Excellent
    04/05/2014 … imparted was dynamic and consistent with the proposed objectives, is a Colombia muyinteresan tea and you’re barely making inroads into the aquatic therapies and courses of this level or had organized
    02/02/2013 … considero necesario ppara un futuro alumno de watsu que se entregue con total confianza en esta actividad ya que considero q despues de haber realizado watsu ,te sentis mas seguro de vos mismo , y te cambia como persona.Es muy reconfortante.
    01/29/2013 … le diria que lo haga, es una experiencia increible desde el aprendizaje hasta la sensacion de paz y tranquilidad que brinda como ser humano.
    01/14/2013 … es muy interesante, otra manera de tener contacto con el agua, y con los demas, el silencio, la tranquilidad , la musica hacen las sesiones muy relajantes
    10/14/2012 … This course is very important for the job with disability person.
    09/28/2012 … Creo que es excelente y que vale la pena considerar la posibilidad de acercarse al mundo del Watsu y hacer al menos la experiencia vivencial una vez (que seguramente lo dejará con deseos de mas, como me ocurrió a mi)
    09/28/2012 … aconsejo realizar ambos watsu. el basico y el transition debido a que la secuencia es completada solo con ambos cursos.
    04/29/2012 … Olá!!
    Gostaria de repassar a minha satisfaçao em relaçao aos conhecimentos adquiridos no curso realizado e sugiro aos interessados que o façam.
    04/18/2012 … He would say to any person who could take it, that can do it with all confidence, it is learned very much and changes the way of thinking and as being able to treat our patients in the area of the health; undoubtedly it is one I excite.
    04/18/2012 … That was an excellent experience. My best recomendation: do it!
    04/18/2012 … I would recommend it 100%. Its a unique experience that fills you with positive energy and brings you a harmonious connection between the mind, body and soul.
    04/18/2012 … Wonderful way to know about Watsu only in two days course. Perfecta forma de sumergirse y adentrarse en el Watsu con este curso de 2 dias.
    02/24/2012 … It was very good. I love it.
    09/14/2011 … El curso Básico es sencillo, y al mismo tiempo profundo.
    Presenta las primeras herramientas, los primeros conceptos, una aproximación a lo que vendrá.
    Ideal para quienes sólo van a utilizarlo a nivel de crecimiento personal, y no en aplicaciones terapeúticas.
    08/31/2011 … creo qu el no saber muy bien de que se trataba me ayudo a poder sentirlo y vivenciarlo como un experiencia extraordinaria e increíble ….. creo que solo hay que tomar el curso y revivirlo para saber que es lo mejor que cada uno puede dar a su cliente , amigo , familiar …o interesado .
    08/31/2011 … La verdad que fue una experiencia hermosa, se pueden sacar todas cosas positivas del curso, y espero poder continuar capacitandome con ustedes.
    08/31/2011 …
    if you would advise other students to take this course because it is good therapy for patients to implement.
    08/31/2011 … Todos los terapeutas acuáticos deberían tomar el curso de Watsu. Enriquece el nivel profesional y personal.
    08/07/2011 … The techniques used in this course are very interesting. In addition to extremely pleasurable for the recipient, Watsu is also nice for those applying.
    06/21/2011 … which is very good to learn many things and most inportant is that you can apply to our patients and many benefits.
    10/19/2010 … Recomiendo vivenciar el curso de Watsu porque me parece una alternativa muy vaiosa que proboca mucho bienestar en el cuerpo y en el alma.
    10/10/2010 … I think that it was an unsurpassable experience in my life. It was a way full of energy, peace, positive interaction. Although, I´m living only the beginning.
    08/21/2010 … the course was amazing, i liked so much, marcelo explained very easy and completed in the water and with the classes, he was predisposed to explain a lot of time the secuence and exercises.
    08/21/2010 … Le diria a este estudiante que resulta una importante experiencia con el cuerpo.
    10/14/2009 … This course is very good. Every professional who works with hydrotherapy should take this Watsu course.
    06/22/2008 … El curso ha sido desarrollado con claridad, precisión, atención y calidad expositiva por parte del instructor. En todo momento, aún en los espacios de recreación el instructor ha estado atento a los requerimientos de cada alumno. En mi opinión, es absolutamente recomendable, se percibe, en el instructor, el amor que pone en su tarea de transmitir sus conocimientos.
    06/22/2008 … I think Marcelo Roque, it`s a wonderfull person, and teacher, he find words and can to explicate very well the material. He`s very practict. I lear so much to he tell us.
    04/26/2008 … es un curso muy interesante. yo soy kinesiologa y siento que este enfoque complementario de tarbajo me ha senvido bastante con los pacientes.
    04/26/2008 … O aprendizado da técnica watsu veio a agregar muito na minha vivência como fisioterapeuta atuante em reabilitação aquática. Deste a formação nesta técnica tenho utilizado mais esta ferramenta nos meus paciente, obtendo otimos resultados.
    12/30/2007 … HOLA111 feliz año!! espero que sigamos aprendiendo , resulto muy bueno!!!!!!
    12/30/2007 … Me pareció excelente la metodología del instructor. Las tomas muy claras y las prácticas en general. Quiero seguir formándome con Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *