Water Pilates Julho de 2017

Introdução:
O método Pilates evidenciou-se como um trabalho corporal efetivo no tratamento de distúrbios diversos do sistema músculo esquelético principalmente da coluna vertebral. Por outro lado a utilização do meio líquido no atendimento de diversas patologias com as mesmas características vem ganhando reconhecimentos pela comunidade médica e pela sociedade. Unimos neste projeto os princípios da técnica Pilates e os princípios físicos da água buscando uma adaptação harmônica e produtiva.

Justificativa:
O curso compreende o estudo prático-teórico dos princípios da técnica Pilates e sua adaptação com qualidade e eficiência para o meio fluído visando o condicionamento postural ou reabilitação física.

Objetivos específico:
Esta formação permite ao profissional desenvolver habilidades específicas do Pilates na água de forma personalizada ou em grupo em indivíduos debilitados ou atletas de alto rendimento.

Após a conclusão o estudante deverá desenvolver as competências e conhecimentos necessários para conduzir aula prática em grupo ou atendimento individualizado de clientes ou pacientes visando condicionamento físico e ou reabilitação, de acordo com sua função.

Metodologia:
O que é Pilates – Histórico do método – Histórico de Joseph Pilates – Princípios do método tradicional de Pilates – Prática de Pilates no piso (Mat Pilates) – A Prática de Pilates em Aparelhos – Sub-Princípios do Pilates – Postura Neutra no solo – Postura Neutra na água – Comparação do WPilates com Pilates, Bad Ragaz, Halliwick e Watsu. Movimentos básicos de WPilates.

Material didático:
Apostila digital que o participante poderá levar em seu tablet, celular ou computador.

Vídeos diversos com os movimentos executados durante o curso e algumas sugestões de movimentos e aulas serão disponibilizado para que o participante utilize antes e após sua formação como material de consulta e estudo.

Ministrante:
Marcelo Roque – Fisioterapeuta – Especialização do Trabalho de Fisioterapia em Piscina – Organizador do I e II Congresso Brasileiro de Fisioterapia Aquática – Instrutor da World Aquatic Body Association EUA – Instrutor Pilates – Principal desenvolvedor do Pilates na água (Water Pilates)  – Palestrante de temas diversos em congressos e eventos no Brasil, México, Costa Rica, Cuba, Argentina, Colombia entre outros – Desenvolvedor principal da técnica Aquadinamic  e Acquafascia – Instrutor Yoga pelo Instituto Paranayama – Praticante de Yoga Massage – Formação em Medicina Natural en La Universidad de Ciências Médicas de Holguín – Cuba – Produtor do I Simpósio Brasilerio de Pilates na água – Professor pós-graduação do curso de Fisioterpai Aquática do Hospital Albert Einsten – Professor pós graduação do curso de Fisioterapia Aquática da FAG: Faculdade Assis Gurgacz

Avaliação:
A avaliação será contínua e permanente, onde o aproveitamento nas aulas e a realização de avaliações prática irão compor o conceito final do participante. A taxa de reprovação é baixa, no entanto se ocorrer o participante receberá uma declaração de participação e poderá repetir o módulo como assistente, arcando com 50% do valor integral do curso.

Certificação:
O certificado será da AquaBrasil, organização referência na área de terapias e atividades aquáticas no Brasil e em diversos países com um total de 16 horas de curso.

Para a maior compreensão do método Pilates na água será ministrada uma introdução de Mat Pilates para os participantes com os movimentos básico que iremos desenvolver na água e será entregue um certificado e Mat Pilates fundamental.
Os movimentos desenvolvidos serão:

– Leg Circles – Círculo com a perna
– Spine Stretch Forward – Alongamento da coluna
– Spine Twist – Torção da coluna
– Mermaid -Sereia
– Hip Circles – Circulo dos quadris
– Doble Straight Leg Stretch – Alongando ambas as pernas estendidas
– Leg Pull-Down – Elevação da perna de costa
– Single leg stretch – Alongamento de uma perna
– Swan – Cisne
– Roll-up – Rolamento para cima
– Hundred – Cem
– Single Straight Leg Stretch – Alongando uma perna estendida

AquaBrasil organizou seu primeiro curso de Pilates na água em 2007 com a Mexicana Patricia Rodrigues Gonzales e seguiu dando formações no método assim como, desenvolvendo-o. Em 2008 começou a organizar com Fernando Villaverde da Argentina e em 2010 com o Bailarino chileno Pablo Bello e o fisioterapeuta Marcelo Roque. Recentemente organizou o I Simpósio Brasileiro de Water Pilates As fotos abaixo são registros de cursos, congressos, AACD e pós graduações.

AquaBrasil acredita e apoio o desenvolvimento do Pilates na água como sendo um dos trabalhos aquáticos mais eficaz para o tratamento e condicionamento físico e postura em meio fluido.

Alcance:
Fisioterapeutas, Educadores, Bailarinos e Instrutores Pilates.

Resultado esperado:
Após a conclusão o aluno irá desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para conduzir aulas práticas em grupo ou atenção individual aos clientes ou pacientes que procuram condicionamento postural e ou  reabilitação, de acordo com a função que o profissional desempenha.

Data:
Dia 15 de Julho 9:00 às 18:00

Dia 16 de Julho 8:00 às 14:00 

Localidade
Espaço Ativa – Rua Fernandes Moreira, 146 – São Paulo

Sugestão de Hospedagem:
Hotel Budget Morumbi
Hotel Ibis Morumbi
Tyyp Nações Unidas

Baixar informações em PDF

Inscrição: R$ 640,00 em até 18x no cartão de crédito. Basta clicar no botão do pagseguro abaixo e seguir as instruções. Inscrições à vista na conta do instrutor com 5% de desconto. Consulte a organização.




 

“Investir em conhecimento sempre rende os melhores Juros” Benjamin Franklin

Banner PagSeguro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *