Adaptação do método Pilates aos princípios físicos da água
Acquapilates
Acqua Pilates é uma adequação criativa da prática do método Pilates para o meio líquido, um programa que adapta perfeitamente movimentos autênticos do Pilates para o ambiente aquático, assim como, desenvolve novas possibilidades e recursos preservando a legitimidade da Contrologia de Joseph Pilates.
Acquapilates é a adaptação dos princípios do método Pilates, que são, controle, respiração, concentração, centramento, precisão, fluidez, aos princípios físicos da água, densidade, empuxo, pressão hidrostática, turbulência viscosidade, tensão superficial e refração. ,
Por sua vez, Pilates é o estudo prático do controle corporal proveniente da contrologia de Joseph Pilates. “Contrologia é a coordenação completa de corpo, mente e espírito.
Através da Contrologia você primeiro adquire propositalmente o controle total de seu próprio corpo , então, através da repetição adequada de seus exercícios, você adquire gradual e progressivamente aquele ritmo natural e coordenação associados a todas as suas atividades subconscientes. ” Joe Pilates
Segundo Joseph Pilates, “…controlar a vontade através de movimentos naturais”
Em meio fluido este conceito é potencializado por si só, elevando a técnica a um outro estado, principalmente quando utilizado por indivíduos que tem dificuldades de movimento em solo propiciado por mal funcionamento do sistema músculo esquelético através de lesões, síndromes ou distúrbios provocados por agente interno e externo ou simplesmente por desuso e falta de treino.
Pilates é praticado em todo o mundo e sua popularidade vem crescendo devido ao fato de ser o treinamento preferido por personalidades do mundo da música, cinema e dança, além de seus benefícios serem amplamente divulgados nas redes sociais.
O ambiente aquático surge como um princípio físico relevante que expande as possibilidades da metodologia Pilates. Acquapilates submete o praticante a controlar seu próprio corpo em meio líquido, ambiente instável que se altera constantemente. A água suaviza os exercícios do método tradicional, estimulando maior equilíbrio e facilitando em alguns momentos e dificultando e outros. dependendo o objetivo da prática ou sessão. Pilates na água conquista os que procuram combinar a aptidão e o bem-estar, prestando atendimento ao trabalho nos músculos sem causar danos articular e muscular.
A água suaviza os exercícios do método tradicional, proporcionando maior equilíbrio e mais facilidade. Algumas pessoas que não estão em condições de realizar a atividade no solo podem se animar e desenvolver a técnica com mais segurança na piscina. Acquapilates fomenta o controle corporal da forma saudável e eficiente combatendo os vícios posturais e compensações que o corpo apresenta de acordo com diversos fatores como má postura, movimento incorreto, habito de vida, função laboral, questões e traumas emocionais entre outros.
Indicações:
Acquapilates pode ser utilizado em um simples caso de condicionamento físico, assim como em algumas condições, síndromes e patologias específicas tais como:
- Acidente vascular cerebral (AVC) de grau moderado e leve;
- Atletas;
- AVC;
- Cervicobraquialgia;
- Correção postural;
- Disfunção neuromuscular periférica, como Síndrome do Isquiático, em processo crônico;
- Esclerose múltipla
- Escoliose;
- Estresse;
- Fadiga muscular provocada por excesso de atividade física;
- Fibromialgia;
- Gestantes;
- Hérnia de disco e degenerações discais específicas Hiperatividade;
- Hiperatividade;
- Hiperlordose – acompanhada ou não de lombalgia ou cervicobraquialgia
- Indisposição crônica;
- Isquiático, em processo crônico;
- Lesões articulares como entorses de tornozelo e joelho
- Mal de Parkinson e Parkinsonismo;
- Pneumopatas: doenças relacionadas ao sistema pulmonar, de caráter leve a moderado;
- Portadores de patologias com caráter reumatológico, como artrites e artroses;
- Pós Mastectomia;
- Pós-fratura consolidada;
- Pós-operatório em geral;
- Pré e pós-natal;
- Pré e pós-natal; Reabilitação física;
- Reeducação neuromotora;
- Reestruturação do corpo;
- Síndrome de Down;
- Processos reumatológicos;
- Reabilitação física;
- Reeducação neuromotora;
- Reestruturação do corpo.
O objetivo do método Pilates é alcançar alto nível de performance funcional de acordo com as condições físicas atuais de cada indivíduo, sendo ele um paciente em reabilitação ou um atleta de alto-rendimento.
Por sua vez, Acquapilates objetiva adequar os corpos a um ambiente gentil, lúdico e desafiador sem dar esta percepção de como o corpo pode evoluir com a utilização dos princípios físicos da água atuando em seu favor.
“A resistência multidimensional facilita o equilíbrio e a paridade nos músculos agonista /antagonista
Acquapilates cria uma situação de instabilidade, onde através da própria água ou de um flutuador específico em uma determinada região do corpo se propões um desafio de estabilizar uma determinada área corporal e ao mesmo tempo, mover de acordo com o fluxo da respiração.
Não se faz necessário executar o movimento com perícia para se beneficiar com o Acquapilates. O sistema nervoso é obrigado a ativar-se para se estruturar trazendo grandes benefícios ao sistema músculo esquelético. Alguns movimentos podem apresentar resultados mais rápidos que no solo, no que se refere a equilíbrio, força, resistência física e mental, no entanto o meio aquático nos facilita os alongamentos desbloqueio e liberação corporais e supostamente o equilíbrio ou balance.
As atividades incluem exercícios na água rasa e atividades com a ajuda de flutuadores.
Prepara-se o ambiente em uma situação de instabilidade em que, por meio da própria água ou deste flutuador, propõe-se um desafio de estabilizar uma determinada área corporal e ao mesmo tempo, mover-se de acordo com o fluxo da respiração. O sistema nervoso é obrigado a ativar-se e se estruturar, trazendo grandes benefícios ao sistema musculoesquelético.
As variações de cada movimento podem ser realizadas de acordo com as habilidades específicas de cada indivíduo. Desta forma uma grande gama de indivíduos pode usufruir de seus benefícios.
Objetivos
O objetivo do método Pilates é alcançar alto nível de performance funcional de acordo com as condições físicas atuais de cada indivíduo, sendo ele um paciente em reabilitação ou um atleta de alto-rendimento. Por sua vez, Acquapilates objetiva adequar os corpos a um ambiente gentil, lúdico e desafiador sem dar esta percepção de como o corpo pode evoluir com a utilização dos princípios físicos da água atuando em seu favor. O objetivo do Pilates é alcançar o controle da mental -corporal criando um inter-relacionamento entre estes componentes.
O método desenvolve a musculatura interna para manter o equilíbrio corporal e dar estabilidade à coluna vertebral em direção à simetria corporal, por isso é amplamente utilizado como terapia de reabilitação e na prevenção e cura de distúrbios do sistema músculo esquelético. Muitos são os praticantes que buscam efeitos estéticos duradouros. Estes objetivos são alcançados relativamente rápido dependendo da dedicação do praticante.
Histórico:
Com o crescimento do fitness e das novas tendências body & mind, o trabalho aquático atualmente recebe importante renovação evolução. Nasce, assim, o Pilates na água, um novo sistema de trabalho que incorpora exercícios de Pilates no meio aquático. O Water Pilates, Hidro Pilates, Aquapilates e outros nomes comumente utilizados são a mesma coisa. Não possui dono que patenteou ou registrou que tem o direito de falar por si só da técnica. Professores de hidroginástica foram os que deram a chama inicial para a adequação ao meio fluido de um trabalho corporal tão arraigado aos princípios da gravidade encontrados em solo como é a metodologia Pilates.
Desenvolvido nos Estados Unidos por volta de 2004 pela professora de ginástica Ann Anthony, a técnica consiste em movimentos de alongamento sem impacto, os quais requerem um controle preciso da respiração e dos músculos. Contudo, essa técnica foi inventada por acidente. Um dia, Ann decidiu brincar com elásticos utilizados em Pilates dentro de uma piscina aquecida. A idéia foi tão bem-sucedida que a prática ganhou muitos seguidores nos Estados Unidos e no mundo.
Existe a possibilidade de usar Pilates em solo, em bolas, em rolos, em aparelhos, na parede, com molas, sem molas e de diversas outras maneiras. Quando se começou a falar sobre Pilates na água, as pessoas das comunidades de praticantes diziam que era uma heresia, que não tinha como fazer isso, e uma grande barreira foi criada. Conversar com um fanático da técnica e tentar fazer compreendê-lo que os princípios do Pilates aliados aos princípios físicos da água poderiam proporcionar resultados eficaz era enfrentar um grande tabu. Afinal de contas, a gravidade é muito importante para o Pilates, e essas pessoas estavam com tal conceito solidificado em suas mentes.
No Brasil, a primeira profissional que trouxe o Water Pilates e que também merece nosso reconhecimento foi Carol Argos, uma americana que ensina a técnica com alegria e entusiasmo. Carol recebeu muitas críticas dos profissionais brasileiros que, na verdade, não conseguiam compreender a adaptação, enquanto outros absorviam calado o conhecimento transmitido.
Conheci Carol Argos no México, (eu marcelo Roque) em um congresso de atividades aquáticas. No mesmo evento conheci Patrícia Rodrigues, que estava lá para dar a parte de AquaPilates, como eles comumente denominam a prática no local. Primeiramente Patricia ministrou uma aula de hidroginástica convencional e depois, no momento de baixar as frequências cardíaca e cerebral, ela começou com o AquaPilates. Os alunos já tinham contato com o trabalho e faziam os movimentos facilmente, sem necessidade de grandes correções.
Eram movimentos mais lentos do que uma hidroginástica, com ritmo e respiração controlados e com concentração na região abdominal e no assoalho pélvico durante todo o tempo. Os movimentos saíam do centro em direção às extremidades, como um balé, com grande concentração.
No Brasil, tivemos diversas experiências com professores de diversos locais e com todos eles sentia uma dificuldade em relação à adaptação para o atendimento em reabilitação física aquática. Sendo um instrutor de outras técnicas consagradas, tentei adequar minha forma de ensinar com os objetivos específicos de reabilitação e em menos de três anos ensinei em dezenas de cursos por diversos estados e países diferentes.
Durante alguns anos nós nos empenhamos em fazer as pessoas compreenderem o Acquapilates. Inserimos a modalidade em websites e na mídia, produzimos materiais escritos e audiovisuais, trouxemos instrutores, divulgamos o assunto em comunidades na internet e estamos continuando com nosso trabalho simplesmente por acreditar na prática.