Herramientas

 

” Ai vem da palavra japonesa “aisuru”, que significa amor. Chi no que lhe concerne significa Energia. Colocar os dois termos juntamente para nomear o programa parecia natural para Konno. Inicialmente, ele não registra o nome porque queria apoiar o crescimento livre do Ai Chi.

O Ai Chi foi desenvolvido em 1993 por Jun Konno, proprietário do Instituto de Aquadinâmica de Yokohama. Ele criou o Ai Chi como uma preparação para o Watsu, que se baseia no alongamento dos meridianos e na criação de equilíbrio entre o yin e o yang, conforme a filosofia de Masunaga.

Em meados da década de 1980, Konno observou a necessidade de um programa de exercícios em grupo na água morna e rasa, para suprir uma necessidade de um relaxamento através de movimentos suaves na água sendo realizados em uma espécie de meditação.

Ele queria criar algo que iria fornecer os mesmos benefícios relaxantes vividos durante a massagem de água, (Watsu) mas sem a intimidade do toque devido às idiossincrasias do Japão em relação à proximidade.

Ai chi

Acquacontrole

Acquacontrole é um sistema de controlar principalmente o corpo em meio fluido. Um trabalho corporal Aquático unindo diversas técnicas, métodos e conceitos.

Une-se ao elemento água para efetuar movimentos específicos que desafia, induz, manipula e controla o corpo e seus diversos sistemas, principalmente o músculo esquelético através de cinesiologia avançada, utilizando des estratégias de estímulos psico-físico diversos ministrados por um instrutor que irá desafiar o indivíduo ou o grupo a transcender e estimular ao máximo seu sistema nervoso através de movimentos específicos.

Visa amenizar distúrbios decorrentes de diversas transformações e alterações fisiológicas ou mecânicas provenientes de anomalias congênitas, ou adquiridas.

Ideal para pacientes que os exercícios na água podem ser realizados com conforto, segurança, maior amplitude e intensidade. (ROUTI R. G. & MORRIS D. & COLE A. J. Aquatic Rahabilitation. New York. Lippincott. 1997).

Possibilita também a adoção de posições e movimentos difíceis ou impossíveis de serem realizadas em solo. (CAMPION M. Adult Hydrotherapy. Oxford. Heinemann Medical Books, 1990).

Acquadynamic é uma terapia aquática de liberação corporal e mental que propicia a seu praticante conexão com o fluxo de energia vital optimizando o ser em todos os aspectos. Equilibra tônus muscular e desbloqueia regiões corporais com tendência a contrair-se de forma patológica e disfuncional.

Um trabalho de desprogramação mental e corporal ideal para o atendimento de determinados pacientes e clientes com padrões rígidos.

Desenvolvido no Brasil pelo terapeuta corporal Marcelo Roque com foco na corporalidade e idiossincrasias do descendente latino-americano.

A água aquecida faz sua parte durante a prática facilitando o processo de soltura e entrega, a fricção da água também trabalha na dor e a pele recebe uma manipulação agradável que retira possíveis contrações indesejadas. A caixa torácica se expande e agranda tornando o ato vital de respirar agradável. As articulações no que lhe concerne, são gentilmente trabalhadas com os músculos que se alongam espontaneamente sem dor e com uma agradável sensação de bem-estar.

Acquadinamic

Acquafascia

 

 

 

Acquafasciaterapia é a união de técnicas terapêuticas aquáticas com a finalidade de atingir um alto nível de eficiência e eficácia em tratamentos que requerem uma reestruturação dos tecidos fasciais, podendo ser utilizadas em tratamentos de desordem postural e estrutural, que gerem ou não quadro de dor.

A fluagem, pompagem ou manobra miofacial são recursos terapêuticos utilizados com a intenção de trabalhar em uma espécie de “alongamento” das fáscias, estruturas de tecidos conjuntivos que compõem o sistema músculo-esquelético. A fluagem transposta para a piscina terapêutica se realiza devido ao auxílio dos princípios físicos terapêuticos do meio fluido:

Acqua Pilates é uma adequação criativa da prática do método Pilates para o meio líquido, um programa que adapta perfeitamente movimentos autênticos do Pilates para o ambiente aquático, assim como, desenvolve novas possibilidades e recursos preservando a legitimidade da Contrologia de Joseph Pilates.

Acquapilates é a adaptação dos princípios do método Pilates, que são, controle, respiração, concentração, centramento, precisão, fluidez, aos princípios físicos da água, densidade, empuxo, pressão hidrostática, turbulência viscosidade, tensão superficial e refração. ,

No que lhe concerne, Pilates é o estudo prático do controle corporal proveniente da contrologia de Joseph Pilates. “Contrologia é a coordenação completa de corpo, mente e espírito.

Através da Contrologia você primeiro adquire propositalmente o controle total de seu próprio corpo, então, através da repetição adequada de seus exercícios, você adquire gradual e progressivamente aquele ritmo natural e coordenação associados a todas as suas atividades subconscientes. ” Joe Pilates.

Segundo Joseph Pilates, “… controlar a vontade através de movimentos naturais”

Acquapilates

Bad Ragaz

 

O método Bad Ragaz é um tipo de terapia aquática usada para a reabilitação física baseada na facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF).

Trata-se de uma técnica realizada em piscina terapêutica em que exercícios de fortalecimento e mobilização assistidos pelo terapeuta são realizados enquanto o paciente está horizontalmente na água, com apoio fornecido por flutuadores ao redor do pescoço, braços, pelve e pernas.

O método Bad Ragaz, desenvolvido originalmente por fisioterapeutas em Bad Ragaz, na Suíça, é uma abordagem terapêutica de terapia aquática que usa um modelo de exercício resistivo de fortalecimento e mobilização à base de água. Sendo baseado na facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF).

FNP é comumente usado na fisioterapia para aumentar a amplitude de movimento ativa e passiva, com o objetivo final de melhorar a função neuromuscular usando padrões de movimento e resistência assistida por terapeutas. A terapia é realizada flutuando horizontalmente na água, com flutuadores apoiando o pescoço, braços, pelve e joelhos. As extremidades são usadas como alavancas para ativar os músculos do tronco. [1] [2] [3] [4]

 

O Conceito Halliwick é uma abordagem para ensinar todas as pessoas, em particular, com foco naqueles com dificuldades físicas e/ou de aprendizagem, a participar de atividades aquáticas, a se mover independentemente na água e nadar.

 

Baseia-se na crença nos benefícios que podem advir das atividades aquáticas e estabelece os fundamentos necessários à sua aprendizagem. Esses benefícios incluem aspectos físicos, pessoais, recreativos, sociais e terapêuticos. O conceito influenciou as técnicas de hidroterapia sendo desenvolvido em exercícios terapêuticos específicos.

 

O conceito Halliwick  foi desenvolvido pelo instrutor de natação e engenheiro de hidromecânica James McMillan MBE e sua esposa Phyl McMillan, MBE no final dos anos 1940 e início dos anos 1950. Desde então, o Conceito foi gradualmente se espalhando pelo mundo.

Halliwick

Psicomotricidade

 

 

 

A Psicomotricidade Aquática é um conjunto de ações que utiliza a via de exteriorização corporal como meio de melhorar as relações da pessoa consigo mesma,

com o adulto, com a água e na água, com os objetos e com os seus pares, utilizando como meio a experimentação corporal múltipla e variada dentro d’água, a vivência simbólica e as diferentes formas de comunicação e expressão.

Pois como diz João Costa (2008) a reabilitação mesmo motora é essencialmente relacional. Enfim… “abramos os olhos para enxergar o que as pessoas têm para nos ensinar, sensibilizemos os ouvidos para escutar o que elas vêm nos dizer, tenhamos coragem de assumir e de ser corpo para podermos nos permitir ser tocado e tocar, sintamos e vivenciamos as expressividades mais autênticas e espontâneas de um ser humano, lutemos pelo fim da desigualdade social, da miséria, da fome e da discriminação, caminhemos de mãos dadas em prol da diversidade humana.

Afinal, abracemos o SOL que existe dentro de cada um de nós” Gutierres Filho (2003).

 

A fisioterapia aquática em neuropediatria compreende o estudo da ação dos princípios físicos da água associado às técnicas de tratamento fisioterapêutico no meio líquido e conceitos fundamentais em controle, desenvolvimento, aprendizagem e reabilitação motora necessários para o planejamento de tratamento adequado em crianças com disfunções de origem neurológica. Tem o objetivo de estimular e facilitar o desenvolvimento físico e psíquico em crianças.

 

Contudo, não basta entendermos das técnicas se não sabemos o que as crianças precisam. Devemos simplificar nossa avaliação da criança, objetivando suas necessidades e de que forma a piscina poderá contribuir para as conquistas motoras, sensoriais e cognitivas.

 

Atividade aquática constitui uma atividade terapêutica muito utilizada para a reabilitação de crianças com alguma incapacidade funcional.

Fisioterapia Aquática em Neuropediatria

Watsu

 

 

Watsu® está sendo usado tanto pelo público, em geral, para o crescimento pessoal; como por terapeutas, para tratar condições específicas. Alguns dão como definição de Watsu uma técnica de revisão interna e de reorganização corporal e mental. Segundo Harold Dull seu principal desenvolvedor, Watsu é a união entre trabalho corporal, atividade física e terapia.

 

Watsu trata-se de submeter quem recebe à flutuação, conduzindo seus movimentos passivamente no ritmo da respiração.

Suavemente alongam-se os músculos, dissociando as cinturas, liberando as regiões enrijecidas do corpo, trabalhando com muita delicadeza as estruturas corporais; manipulando suave, mas fortemente a coluna vertebral, sem provocar dor, normalizando o fluxo energético corporal dos meridianos assim como o fluxo de energia da coluna vertebral, tudo isto em uma sintonia perfeita entre quem recebe e quem doa em um alto nível de compaixão, associando posturas semelhantes ao Thai Chi Chuan com seus movimentos lentos, com a sabedoria e conceitos orientais do Shiatsu, respeitando os modernos fundamentos biomecânicos corporais ocidentais como os princípios físicos da água.

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?