`` Ai Chi é o suspiro que damos quando estamos em paz ``
Ai Chi de Jun Konno
Ai Chi, seu nascimento.
Histórico
Ai Chi nasceu em 1993, quando Jun Konno observou a necessidade de um programa de exercícios em grupo, na água. Ele queria criar algo que iria fornecer os mesmos benefícios relaxantes vividos durante a massagem na água (Watsu), mas sem a proximidade do toque devido às idiossincrasias do Japão. Pensava em um programa que poderia beneficiar muitas pessoas ao redor do mundo e um trabalho de grupo.
Konno desenvolveu a prática de Ai Chi como uma espécie de meditação. Ele originalmente chamou seu programa “Water Breathing” (respiração na água), e o foco foi cultivar a energia vital, ou chi. Já que Ai Chi não é derivado de tai chi e segue por si só. Foi influenciado pelos movimentos fluidos, contínuos e graciosos que tipificam muitas disciplinas físicas do Leste Asiático.
Em meados da década de 1990, Konno pediu a Ruth Sova, presidente do Instituto de Terapia Aquática e Reabilitação, fundadora da Associação Aquatic Exercise, para ajudar a popularizar o Ai Chi. Assim que ela viu o programa, Sova reconheceu o seu valor. Com Konno, Sova empreendeu o projeto de espalhar o Ai Chi globalmente. Eles publicaram “Ai Chi: equilíbrio, harmonia e cura”, em 1999 e desenvolveram um programa de certificação. Com forte ênfase no cultivo de chi, ele mudou o nome do programa de “Water Breathing” para Ai Chi.
Ai vem da palavra japonesa “aisuru”, que significa amor. Chi no que lhe concerne significa Energia. Colocar os dois termos juntos para nomear o programa parecia natural para Konno.
Inicialmente, ele não registra o nome porque queria apoiar o crescimento livre do Ai Chi. Em 2004, no entanto, começou formalmente o processo de registro, a fim de preservar a integridade do programa e para garantir que apenas as pessoas que praticam Ai Chi usem o nome. Ao contrário de muitos outros programas de marca registrada, não envolve taxas de licenciamento.
Características
Ai Chi exemplifica todas as qualidades e características identificadas pelo sistema mente-corpo. Os exercícios incluem a atenção para componente mental, de consciência proprioceptiva, respiração, centralização e forma física adequada, todos centrados em energia.
A atenção para os padrões de respiração é uma característica de todas as práticas antigas de movimento do Leste Asiático. Com base nesta tradição, Ai Chi enfatiza a respiração diafragmática profunda, o que melhora a oxigenação do sangue.
Os três aspectos mais importantes do programa são:
– A relação mente-corpo;
– A importância da respiração e do sistema nervoso autônomo;
– O conceito oriental de que como se vê é a maneira que significou ser.
Objetivos:
Ai Chi permite que cada indivíduo experimente o programa de maneira pessoal. Esta é a essência do programa e o coração de sua mensagem, amor e apoio para todos. Entre outros objetivos subjetivos e relativos podemos citar:
— Cultivar o Chi (energia);
— Paz Interior;
— Meditação profunda;
Conceito
Conceito é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstrata de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma “unidade de conhecimento”.
O instrutor realmente precisa entender o conceito “corpo-mente”, Sova ressalta: “Você nunca está trabalhando apenas com o corpo, mas com todo o ser. Entender todo esse conceito é realmente importante. ”
“Este conceito é difícil para os ocidentais entenderem porque somos tão críticos”, diz Sova. “Se aceitássemos o conceito que como se vê é como é feito em Ai Chi, poderíamos seguir caminho e aceitar pelo resto de nossas vidas. ”
Aplicando esse conceito de aceitação, na prática de Ai Chi como instrutores, significa que estes podem reordenar os movimentos, se for o caso, para servir a mente, corpo ou espírito segundo as necessidades específicas de sua clientela.
Alcance:
Apesar de vários outros programas de esportes aquáticos mente-corpo serem introduzidos, Ai Chi desenvolveu um método particularmente forte e leal em todo o mundo, seguindo com instrutores entusiasmados que espalham a prática por onde vão.
De acordo com Sova, que atualmente é presidente do Ai Chi Internacional, cerca de 8.000 instrutores ensinam Ai Chi nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e América Latina. No momento da publicação (quando foi?) deste artigo, 500 instrutores foram certificados. Com o tempo, geralmente uma de duas coisas acontece: ou o instrutor fica entediado e pára o ensino, ou o Ai Chi leva o professor a outro nível, onde ele continua a aprender e crescer. Os interessados em descobrir Ai Chi podem aprender com outros professores, com livros, vídeos ou programa de certificação.
Evolução:
Com a popularidade, Ai Chi se espalhou por todo o mundo. Konno desenvolveu uma série adicional de trechos que estende o programa para incluir o trabalho em dupla. A sequência em dupla envolve nove movimentos que podem ser adicionados à sequência de Ai Chi ou usados separadamente, conforme o caso.
Konno também criou três séries de movimentos de focagem em “cultivar o chi” que podem ser adicionados para a progressão. Essas posturas buscam reunir o chi em torno do corpo do praticante e depois tirar a energia de dentro e fornecer carinho e apoio.
Ai Chi permite que cada praticante experimente o programa da maneira que for mais útil. Esta é a essência do programa e o coração de sua mensagem, amor e apoio para todos.
“Você nunca está trabalhando apenas com o corpo, mas com todo o ser. Entender todo esse conceito é realmente importante.” Ruth Sova
Benefícios:
Ai Chi oferece todos os benefícios associados a qualquer prática mente-corpo, incluindo a melhoria da saúde física, melhora do sono, redução do stress, controle da raiva, e redução da capacidade de resposta aos hormônios do estresse. Além disso, a pressão hidrostática da água oferece maior circulação e consumo de oxigênio. Pessoas com limitações físicas e alterações emocionais podem desfrutar do que o Ai Chi proporciona.
Auxilia indivíduos com:
— Fibromialgia;
– Artrite;
– Câncer (especialmente mastectomia);
– Esclerose Múltipla;
– Paralisia Cerebral;
– Imunodeficiência;
– Asma;
– Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;
– Reabilitação Pulmonar;
– Problemas cardiovasculares;
– Insuficiência Cardíaca Congestiva;
– Angina;
– Stress relacionado a Arritmias;
– Prolapso da válvula mitral;
– Reabilitação Cardíaca;
– Dores de cabeça, hipertensão e enxaqueca;
– Controle de Peso;
– Diabetes Tipo II;
– Diabetes Tipo I;
– Obesidade;
– Síndrome de Fadiga Crônica;
– Transtornos de Ansiedade e Depressão;
– Dor Lombar;
– Escoliose;
– Síndrome do Túnel Carpal (ou síndrome do estresse repetitivo);
– Lesões e cirurgias Musculosqueléticas;
– Deficit de equilíbrio;
– Pré-natal;
– Lesões Esportivas;
– Prevenção de Acidentes e Queda;
– AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou AVE (Acidente Vascular Encefálico);
– Lesão Cerebral-Traumática;
– Distúrbio de Imunodeficiência;
– Fadiga;
– Gestão hormonal para menopausa.
Relatos
“Ai Chi entrou na minha vida em um momento perfeito”. Ruth Sova
“Tive vários pacientes com baixa qualidade de vida que melhoraram após experimentar Ai Chi”. Donna Mooneyham – Carolina do Norte.
“Se eu tivesse apenas 1 hora por dia para mim, eu iria gastá-lo fazendo Ai Chi” Bill Macy, diretor da Saúde e Fitness Club Waterford em Medford, Oregon
As competências essenciais e confiança para o progresso é a principal razão para o seu sucesso. “Eu tive vários pacientes no passado com distúrbios de dor crônica, ansiedade, depressão e baixa qualidade de vida, após experimentar Ai Chi melhoraram substancialmente“,
“Eu tive um participante com obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibromialgia, artrite e muitos outros problemas de saúde, que me disse: ‘Se eu tivesse apenas 1 hora por dia para mim, eu iria gastá-la fazendo Ai Chi’. ”, diz Donna Mooneyham, terapeuta recreativa, professora de educação especial e instrutora na East Carolina University, em Greenville, Carolina do Norte.