Acquaterapia dinâmica
Acquadynamic
Acquadynamic é uma terapia aquática de liberação corporal e mental que propicia a seu praticante conexão com o fluxo de energia vital optimizando o ser em todos os aspectos. Equilibra tônus muscular e desbloqueia regiões corporais com tendência a contrair-se de forma patológica e disfuncional. Um trabalho de desprogramação mental e corporal ideal para o atendimento de determinados pacientes e clientes com padrões rígidos.
Desenvolvido no Brasil pelo terapeuta corporal Marcelo Roque com foco na corporalidade e idiossincrasias do descendente latino-americano.
A água aquecida faz sua parte durante a prática facilitando o processo de soltura e entrega, a fricção da água também trabalha na dor e a pele recebe uma manipulação agradável que retira possíveis contrações indesejadas. A caixa torácica se expande e agranda tornando o ato vital de respirar agradável. As articulações no que lhe concerne, são gentilmente trabalhadas com os músculos que se alongam espontaneamente sem dor e com uma agradável sensação de bem-estar.
O sistema nervoso autônomo entra em equilíbrio e sintonia e executa todas as suas funções sem gasto de energia. As tensões acumuladas em locais estratégicos como mandíbula, ombros e pescoço, coluna e quadris encontram seu caminho e o corpo entra em seu eixo dando a coluna uma agradável e controlada mobilidade.
Um momento ideal para introduzir um novo padrão corporal mental através da conscientização ou estratégias fisioterápicas pré, estabelecidas para determinados casos patológico ou sindrômico.
Princípios do Aquadinamic
Expansão:
Quando em solo, recebemos todo o tempo a ação gravitacional. Em ambiente líquido continuamos a receber, no entanto, o contrabalanço do empuxo nos tira a sensação de compressão. Tiramos proveito deste momento para expandir o corpo em todas as direções. Uma espécie de espreguiçar constante. Com esta ação, estamos atuando diretamente nos tecidos conjuntivos em manobras miofasciais.
Repetição:
Evitamos repetir os movimentos, procurando executar de forma mais perfeita possível cada um dos movimentos e transições. Aquadinamic é transição e não movimento. Trata-se de uma passagem de uma postura para outra a todo o tempo com o máximo de fluidez possível.
Concentração:
Sem ela não conseguimos executar nenhum movimento quando começamos a aprender o Aquadinamic. Com o passar do tempo os movimentos se tornam automáticos, mesmo assim a concentração não deve ser esquecida, porque, sempre repito, sempre temos algo para melhorar.
Presença: Nosso maior presente para quem recebe o Aquadinamic é nossa presença. Ou é simplesmente uma troca pela confiança que nos foi dada.
Conexão:
Sem os agentes estarem conectados é quase impossível executar uma prática de qualidade. Quando a sessão começa e cada um vai para um lado ou o movimento não acontece, parece mais uma disputa do que uma terapia. A conexão é muito importante.
Fluxo e fluidez:
Existe um fluxo natural na vida. Não estar no fluxo é a porta para o desequilíbrio em todos os sentidos. Quando entramos na água para trabalhar evitamos ter algum tipo de pretensão. Apenas realizamos o nosso trabalho da melhor forma possível. No entanto, se existe algum objetivo no Aquadinamic é de propiciar aos dois agentes, terapeuta e paciente, a entrada neste fluxo natural. Uma boa sessão de Aquadinamic leva ambos os agentes imediatamente para este fluxo e quanto mais tempo se manter nele, mais estarão próximos da sanação interna.
Ritmo:
Desde o início até o fim encostado na parede existe um ritmo peculiar nos movimentos e transições. Algumas transições começam lentas e aumentam a velocidade aos poucos até um pico, tem uma pausa e depois retoma a velocidade. Coloque atenção na velocidade de cada movimento. Ouça a água e a respiração de ambos os agentes.
Velocidade natural da água:
Como um complemento do conceito de ritmo vem a velocidade natural da água. Nos movemos de forma e velocidade totalmente diferente na água. Respeitamos esta velocidade de cada um, que é decorrente da estrutura corporal, tônus muscular, entre outros fatores.
Respiração:
A respiração é quem dá o tempo de cada movimento. Se possível conectar a respiração de ambos os agentes. Podemos pedir para o agente passivo colocar atenção a sua respiração e sempre que lhe parecer natural, aumentar a amplitude da respiração sem forçar. O agente ativo por sua vez executa os movimentos, principalmente os mais intensos, ao expirar, movendo-se e contraindo o core, região central do corpo na região do abdômen.
Espaço:
Atualmente, ainda encontramos grandes piscinas de terapias aquáticas, mas a tendência, até mesmo para evolução e disseminação das terapias aquáticas, é encontramos piscinas cada vez menores. Uma piscina de 3×4 é uma medida ideal para uma prática. Durante os cursos trabalhamos com espaços ainda menores. Mesmo com este limite devemos explorar o espaço de tal forma a propiciar a sensação de expansão e crescimento corporal para quem recebe a prática.
De acordo com a Sova , que atualmente é presidente do Ai Chi Internacional, cerca de 8.000 instrutores ensinam Ai Chi nos Estados Unidos , Canadá, Europa , Ásia e América Latina. No momento da publicação deste artigo, 500 instrutores foram certificadas .
“A cura final e completa vem de dentro, da própria Alma, que, por meio de sua bondade, irradia harmonia por toda a personalidade, quando é permitido.” Dr. Edward Bach
Benefícios:
- Ganho de amplitude de movimento;
- Aumento da capacidade respiratória;- Alongamento e relaxamento muscular;
- Aumento do nível de consciência;
- Alívio de dores causadas por encurtamento muscular;
- Aumento da disposição;
- Equilíbrio energético;
- Equilíbrio de Tônus muscular;
- Diminuição da rigidez “espasticidade”;
- Aumento da oxigenação cerebral;
- Diminuição de algias causadas por músculos espasmódicos;
- Aumento da consciência corporal;
- Melhora estado de concentração;
- Melhor sociabilização;
- Restabelece vínculos de confiança perdidos por traumas emocionais;
- Eleva o nível de todas as sensibilidades paladar, olfato, audição, tato e visão (cores).
Durante o curso de Acquadynamic praticamos biomecânica Acquacapoeira