Acquafascia

Fisioterapia Aquática

Fasciaterapia

Fasciaterapia é a união de técnicas terapêuticas aquáticas com a finalidade de atingir um alto nível de eficiência e eficácia em tratamentos que requerem uma reestruturação dos tecidos fasciais, podendo ser utilizadas em tratamentos de desordem postural e estrutural, que gerem ou não quadro de dor.

A fluagem, pompagem ou manobra miofacial são recursos terapêuticos utilizados com a intenção de trabalhar em uma espécie de “alongamento” das fáscias, estruturas de tecidos conjuntivos que compõem o sistema músculo-esquelético. A fluagem transposta para a piscina terapêutica se realiza devido ao auxílio dos princípios físicos terapêuticos do meio fluido:

 

O aquecimento do tecido conjuntivo mole antes do alongamento aumentará a extensibilidade do tecido encurtado. Músculos relaxam e alongam-se mais facilmente, tornando o alongamento mais confortável para o paciente. À medida que a temperatura intramuscular aumenta, o tecido conectivo cede mais facilmente ao alongamento passivo e a sensibilidade dos OTG (Órgãos tendinosos de Golgi) aumenta, o que torna provável que ele dispare inibindo a tensão muscular. O aquecimento também diminui a possibilidade de microtraumas aos tecidos moles durante o alongamento e desse modo pode diminuir a dor muscular tardia que ocorre após os exercícios.

(Exercícios Terapêuticos — Fundamentos e Técnicas. Caroly Kisner & Lyumm Allen Colbi)

Enquanto a pessoa usar predominantemente os músculos superficiais do corpo, será uma pessoa imatura.

Ida Rolf

Quando o corpo não está em alinhamento, a fáscia pode realizar seu trabalho até um ponto crítico. Então, se uma área da fáscia alcançou sua expansão máxima e não pode cobrir a área designada, o restante da fáscia deve mover-se até aquela parte. A distorção da fáscia causa em outra parte do corpo uma compressão pela parede da fáscia que a cobre. Enquanto as outras áreas da fáscia tentam manter pressões iguais em todas as partes do corpo, a fáscia fica totalmente alongada, e acomodações futuras não podem ser feitas. As partes que podem ser comprimidas irão sustentar compressão máxima para compensar aquelas estruturas que não podem ser comprimidas. A única maneira que o corpo pode permanecer ereto contra a gravidade é adotando mais assimetrias posturais.

Os órgãos internos estão interligados e nas disfunções somatoviscerais poderá gerar uma condição dolorosa do músculo, por exemplo, um ponto gatilho nos músculos abdominais podendo causar diarréia e/ou vômitos, as disfunções viscerossomáticas ocorrem quando a musculatura esquelética é afetada por distúrbios viscerais.

Dor referida está relacionada á irritação tanto de estruturas somáticas como viscerais, normalmente referida em uma área á distância do órgão de origem.

 

“Enquanto a pessoa usar predominantemente os músculos superficiais do corpo, será uma pessoa imatura.”

IDA ROLFING

As fáscias têm uma grande capacidade de alterar a ADM corporal. Uma alteração local pode causar alterações a distancia, no qual muitas vezes não se da a devida importância,  não tratando o paciente como um todo.

Segundo Bienfait, não há deformidade única, isolada ou localizada; não pode haver correção única, isolada ou localizada. Todo tratamento fisioterapêutico de uma deformidade ou de uma simples limitação articular só pode ser global.

Liberar as restrições miofasciais pode afetar outros órgãos do corpo através da liberação de tensão no grande sistema fascial.

A Fisioterapia manual relacionada ás manobras viscerais são passivas articulares e alongamentos miofasciais para o tratamento de disfunções de órgãos peritoniais e estruturas adjacentes, manobras aplicadas em pacientes com hérnia de hiato sabe-se que os sintomas são melhorados mas que anatomicamente a hérnia não sofre influências.

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?