Felicidade por estar na água
Halliwick
O Conceito Halliwick é uma abordagem para ensinar todas as pessoas, em particular, com foco naqueles com dificuldades físicas e/ou de aprendizagem, a participar de atividades aquáticas, a se mover independentemente na água e nadar.
Baseia-se na crença nos benefícios que podem advir das atividades aquáticas e estabelece os fundamentos necessários à sua aprendizagem. Esses benefícios incluem aspectos físicos, pessoais, recreativos, sociais e terapêuticos. O conceito influenciou as técnicas de hidroterapia sendo desenvolvido em exercícios terapêuticos específicos.
O conceito Halliwick foi desenvolvido pelo instrutor de natação e engenheiro de hidromecânica James McMillan MBE e sua esposa Phyl McMillan, MBE no final dos anos 1940 e início dos anos 1950. Desde então, o Conceito foi gradualmente se espalhando pelo mundo.
O Programa de Dez Pontos fornece a base para o trabalho prático, reunindo o
fundamentos do conceito Halliwick em uma estrutura lógica e fácil de seguir.
Por meio dos Dez Pontos, podemos ver um processo de desenvolvimento por meio do ajuste mental, controle de equilíbrio e movimento que leva à independência pessoal na água.
Ajuste mental — inclui o nadador ser capaz de responder com flexibilidade a diferentes ambientes, situações ou tarefas. O aluno precisará adquirir a habilidade de responder de forma automática, independentemente e apropriada para uma variedade de situações na água.
Controle de equilíbrio — conseguir manter ou mudar de posição na água controladamente. Em um novo ambiente ou controle de situação que é muitas vezes difícil para o iniciante. O nadador precisa aprender um bom grau de controle de equilíbrio para evitar movimentos irregulares e alcançar um controle postural eficiente.
Movimento — conseguir criar os movimentos desejados para realizar uma atividade com eficiência e habilidade, através da organização mental e controle físico.
Estes três conceitos, Ajuste Mental, Controle de Equilíbrio e Movimento, são os essenciais componentes da aprendizagem motora.
Felicidade por estar na água
JAMES MCMILLAN
O conceito influenciou o ensino tradicional de natação e técnicas de hidroterapia.
Também foi desenvolvido em atividades terapêuticas.
O conceito Halliwick reconhece os benefícios que podem ser derivados de atividades na água, e estabelece os fundamentos necessários para o ensino e aprendizagem neste ambiente. Estes são os benefícios são holísticos, incluindo aspectos físicos, pessoais, recreativos, sociais e terapêuticos.
Portanto, pode ter um impacto importante na vida das pessoas.