Psicomotricidade

“O brinquedo é o trabalho da criança, é o seu oficio sua vida”

PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA

A Psicomotricidade Aquática é um conjunto de ações que utiliza a via de exteriorização corporal como meio de melhorar as relações da pessoa consigo mesma, com o adulto, com a água e na água, com os objetos e com os seus pares, utilizando como meio a experimentação corporal múltipla e variada dentro d’água, a vivência simbólica e as diferentes formas de comunicação e expressão.

Pois como diz João Costa (2008) a reabilitação mesmo motora é essencialmente relacional. Enfim… “abramos os olhos para enxergar o que as pessoas têm para nos ensinar, sensibilizemos os ouvidos para escutar o que elas vêm nos dizer, tenhamos coragem de assumir e de ser corpo para que possamos nos permitir ser tocado e tocar, sintamos e vivenciamos as expressividades mais autênticas e espontâneas de um ser humano, lutemos pelo fim da desigualdade social, da miséria, da fome e da discriminação, caminhemos de mãos dadas em prol da diversidade humana. Afinal, abracemos o SOL que existe dentro de cada um de nós” Gutierres Filho (2003).

“Não existe ação que não seja corporal”

Vayer; Toulouse

A reeducação psicomotora, pelo intermediário do corpo e do movimento, recorre ao ser humano na sua totalidade

A. Mucchielle Bourcier (1979)

Pode-se dizer que a reabilitação das pessoas que procuram a psicomotricidade aquática não pode ser vista apenas como aplicação de técnicas funcionais fundamentadas em estudos anatomofisiológicos e biomecânicos, pois toda reabilitação mesmo motora é essencialmente relacional. Enfim… “abramos os olhos para enxergar o que as pessoas têm para nos ensinar, sensibilizemos os ouvidos para escutar o que elas vêm nos dizer, tenhamos coragem de assumir e de ser corpo para podermos nos permitir ser tocado e tocar, sintamos e vivenciamos as expressividades mais autênticas e espontâneas de um ser humano, lutemos pelo fim da desigualdade social, da miséria, da fome e da discriminação, caminhemos de mãos dadas em prol da diversidade humana.

 

baseia-se na criatividade e espontaneidade, e ambas devem surgir naturalmente, sem serem comandadas.
Psicomotricidade

Nas atividades na água são solicitados os canais exteroceptivos (sinais do meio externo captados pelos órgãos dos sentidos), proprioceptivos (situação do corpo no espaço) e interoceptivos (está ligada à vida orgânica e vegetativa) em diversos níveis. Para se obter sucesso nas atividades, é preciso planejar o trabalho que será realizado e estabelecer os objetivos que deverão ser atingidos, mesmo que não possua uma data preestabelecida para tal.

Os conteúdos trabalhados podem ser funcionais e relacionais. Em se tratando dos conteúdos funcionais, são destacados como: coordenação motora global, que possibilita desafios e dificuldades na água; tônus e postura, que podem ser modificados conforme o empuxo e ação da gravidade; equilíbrio, que também se altera devido a estes itens; esquema corporal; que bem trabalhado irá ajudar a criança a se adaptar em relação a espaço e tempo; espaço e tempo propriamente ditos e estimulação do desenvolvimento cognitivo.

Já no aspecto relacional, observa-se o comportamento do indivíduo diante de diferentes situações, relacionadas com objetos, espaço, tempo e às pessoas, abordando conteúdos como criatividade, afetividade, espontaneidade, agressividade e comunicação.

 

As Principais indicações para atendimento psicomotor, são:
– Desatenção. Pouca concentração em atividades;
– Postura inadequada;
– Controle inadequado de força – inclusive do lápis no papel.
– Construção inadequada de esquema e imagem corporal;
– Dinâmica lateral indefinida – destro/canhoto;
– Noções inadequada de direção;
– Preensão inadequada do lápis;
– Dificuldade para realizar letra cursiva.

Flávia Gazolli Ferreira CREF 20746-G/SP Professora de Educação Física e Psicomotricista

 

“ Psicomotricidade significa a associação estreita entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade” (Heuyer, 1948)

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?