Curso de Fisioterapia Aquática Integral Básico - Uniara
São Paulo, Araraquara, 24 e 25 de novembro de 2023
Invista em algo de valor, invista em si mesmo.
A fisioterapia aquática é um procedimento reconhecido em todos os países modernos, que visa promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos. A evidência disso se reflete na quantidade de piscinas especializadas construídas para atender à população que necessita de cuidados especiais, adaptados aos interesses e necessidades de cada paciente.
Objetivo: Este curso foi projetado para atender tanto iniciantes quanto profissionais que já trabalham na área de reabilitação aquática. Embora seja um curso introdutório, ele fornece ferramentas que podem ser utilizadas imediatamente após a conclusão do curso.
Justificativa: A demanda por usuários que necessitam de cuidados exclusivos e tratamento terapêutico na área de reabilitação utilizando piscinas e tanques terapêuticos é alta. A Fisioterapia Aquática também é para aqueles profissionais que buscam uma imagem profissional respeitável.
Objetivo geral: O curso é baseado em princípios de técnicas e métodos estabelecidos, assim como conceitos inovadores na área de terapias aquáticas.
O curso de fisioterapia aquática é baseado em diversas técnicas, incluindo:
- Ai Chi: Esta técnica consiste em realizar movimentos fluidos e contínuos em águas mornas e rasas. Os movimentos são elegantes e relaxantes, proporcionando ao paciente uma sensação de bem-estar e relaxamento durante a terapia aquática.
- Acquacontrole: Baseia-se no controle do corpo em um meio aquático, utilizando técnicas avançadas de cinesiologia. Os movimentos específicos desafiam, induzem, manipulam e controlam o corpo de uma forma que não é possível fora da água.
- Acquadynamic Clínico: Procura a liberação corporal e mental, fornecendo ao paciente uma conexão com o fluxo de energia vital. Trabalha para equilibrar o tônus muscular e desbloquear as regiões corporais que tendem a se contrair e bloquear.
- Acqua Pilates: É uma adaptação criativa do método Pilates para o meio aquático. São utilizados os movimentos autênticos do Pilates na água, permitindo o desenvolvimento de novas possibilidades e recursos, preservando a essência do método original de Joseph Pilates.
- Acquafascia: Baseia-se na combinação de diferentes técnicas terapêuticas aquáticas visando alcançar um alto nível de eficiência e efetividade em tratamentos que requerem a reestruturação dos tecidos fasciais. É usado no tratamento de distúrbios posturais e estruturais.
- Bad Ragaz: Essa técnica é exclusivamente utilizada por fisioterapeutas na fisioterapia aquática. São realizados padrões de movimento de resistência e facilitação neuromuscular em posição horizontal, aproveitando os princípios físicos da água, como a turbulência e a resistência, para restaurar os movimentos anatômicos, biomecânicos e fisiológicos das articulações e músculos.
- Halliwick: Esse conceito baseia-se nos benefícios que podem ser obtidos por meio das atividades aquáticas. São estabelecidas as bases necessárias para sua aprendizagem e trabalhados aspectos físicos, pessoais, recreativos, sociais e terapêuticos.
Essas técnicas são ferramentas valiosas para os fisioterapeutas aquáticos, permitindo que eles adaptem a terapia às necessidades individuais de cada paciente e alcancem objetivos terapêuticos específicos de maneira eficaz e eficiente.
Quatro em cada cinco médicos dessa especialidade recomendam a fisioterapia aquática.
Instrutora:
Ana Paula Chediek
Graduação em Fisioterapia pela FMRP – USP (2007/2011)
Mestrado em Ciências da Saúde no Dep. G.O. da FMRP-USP (2013-2016)
Formação em Acupuntura pelo IPES (2011-2012)
Curso de Fisioterapia Aquática nível 1, 2 e 3 AcquaBrasil (2018 e 2019)
Instrutora de Acquabodycontrol básico pela Acquabrasil – (2022)
Instrutora de Fisioterapia Aquática Integral Básico.
Horário:
Dia 24 das 18h as 22h
Dia 25 das 08h as 18h
Local:
Clínica da Uniara –
Av. Dom Pedro II, 614 — Centro,
Araraquara-SP
Resultado esperado:
O objetivo é fornecer uma ferramenta inovadora tanto para estudantes sem experiência em terapias aquáticas quanto para atualizar os conhecimentos de profissionais experientes.
Se desejas tornar-te um fisioterapeuta experto, não deves perder a oportunidade de participar neste curso excepcional e sem precedentes.
Fisioterapeutas profissionais e estudantes de último semestre.
A avaliação será constante e contínua, em que o desempenho do aluno nas aulas práticas e a realização de avaliações práticas determinarão o conceito final do aluno e, portanto, sua aprovação no módulo.
O certificado é um documento virtual emitido pela Liga Latinoamericana de Fisioterapia Aquática. Ele não está afiliado a nenhuma entidade do país. Isso representa um avanço pioneiro na área da fisioterapia aquática neste país.
O módulo de treinamento combinará teoria e prática, com maior ênfase na última, a fim de oferecer aos alunos, sejam eles novatos ou experientes, conceitos inovadores de conduta terapêutica no meio aquático. Serão valorizados especialmente os momentos de prática e atividades presenciais, uma vez que estas não podem ser substituídas por atividades online.
Para isso, utilizaremos conteúdo multimídia com a mais recente tecnologia educacional, permitindo que os participantes aprendam de forma moderna e dinâmica, capacitando-os para enfrentar situações reais com fluidez e competência. Além disso, contaremos com um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas em Fisioterapia Aquática com vasta experiência.
Dentro do possível, a organização tentará trazer pacientes reais para os participantes poderem atendê-los nas últimas sessões do curso, quando já tiverem um nível técnico satisfatório para realizar práticas. Os participantes também poderão trazer seus próprios pacientes, familiares ou amigos para receber tratamentos durante esse período.
- Explorar as diferentes técnicas e metodologias de trabalho realizadas no meio aquático.
- Fornecer ferramentas técnicas aos profissionais de reabilitação para abordar abrangente mente o usuário em uma sessão terapêutica.
- Desenvolver a própria capacidade biomecânica para se mover com segurança na água e poder guiar o paciente.
- Conhecer os parâmetros de classificação das diferentes técnicas de hidroterapia.
- Exemplificar as diferentes tipologias de exercícios que podem ser realizados no meio aquático.
- Adquirir conhecimento e prática em diferentes técnicas aquáticas.
- Reconhecer as estruturas corporais que podem e devem ser manipuladas com técnicas específicas.
- Estabelecer conexão e confiança com o paciente na água.
- Identificar a biomecânica incorreta e corrigir postura e estrutura.
- Utilizar os princípios físicos da água.
- Aprender a gerenciar a energia física e mental para fornecer a mesma qualidade e relevância de atendimento a cada usuário diariamente.
- Implementar protocolos seguros e eficazes na água que possam ser aplicados funcionalmente em terra.