Graças ao ultrassom, é possível observar o que o bebê faz dentro da barriga, mesmo antes de você o sentir. Listamos abaixo alguns movimentos que seu pequeno é capaz de realizar em cada fase da gestação. Confira!
Primeiro trimestre
7ª semana
Os movimentos do bebê são sutis e imperceptíveis para a mamãe. O bebê vira de lado, fazendo movimentos involuntários, como se fossem sustos. Esse é um sinal de que ele está bem alimentado e que o oxigênio está chegando corretamente até a placenta.
9ª semana
O bebê já soluça — você sente esses soluços como trepidações constantes, com intervalos médios de 2 segundos, quando começa a perceber os movimentos do pequeno. Seus braços e pernas já estão formados, e ele pode esticá-los por conta própria. Seu pequeno também já é capaz de engolir, piscar e chupar o dedo.
10ª semana
O bebê vira a cabeça, leva as mãos ao rosto, abre a boquinha e se estica. Mas ele ainda é muito pequeno e, mesmo se esticando todo, seu corpinho não alcança as paredes uterinas.
Além disso, o útero ainda está cercado pelos demais órgãos internos e não encosta diretamente nas paredes do abdômen. Também há uma grande quantidade de líquido amniótico para o bebê flutuar, por isso não é possível sentir toda essa movimentação.
Nessa fase, ele também gosta de escutar o coração da mamãe e se acalma com esse batuque ritmado.
Dica: Como acalmar um bebê? Conheça 7 dicas
Entre a 11ª e a 14ª semana
Seu bebê começa a bocejar, ou seja, expressa o sono. Na semana de número 14, o bebê já movimenta os olhos.
Segundo trimestre
Entre 15ª e 20ª semana
A sensação muda, pois ele está crescendo. Você sente chutes e trancos — muitos deles bem fortes. Porém, ele não se move a todo tempo. Ele também tem suas horas de descansar e dormir, como todos nós. É nessa época que se formam as impressões digitais do bebê, justamente devido ao atrito dos seus movimentos no útero.
Entre 20ª e 24ª semana
Os movimentos são menos intensos. O bebê pode dar pequenos chutes durante o dia, porém, costuma ser mais ativo à noite, quando a mamãe está em repouso.
Entre 24ª e 27ª semana
É possível perceber movimentos constantes e bruscos. Dar cambalhotas é um dos passatempos favoritos do pequeno. Ele também responde bem aos sons ambientes e músicas. Você consegue sentir alguns pulinhos ritmados e constantes por causa dos soluços.
O espaço vai diminuindo e alguns “calombos” podem ser vistos na barriga da mãe quando o bebê se estica e espreguiça.
Dica: Como é o desenvolvimento fetal no segundo trimestre da gravidez?
Terceiro trimestre
29ª semana
Os movimentos ficam menos bruscos e, até a 32ª semana, a movimentação chega ao seu ápice. A partir de então, a agitação diminui devido ao espaço menor dentro do útero. O bebê também costuma dormir durante uma parte do dia e se movimentar na outra.
33ª semana
O bebê começa a escutar os sons que vêm de fora da barriga da mamãe. É nesse período que os movimentos, ainda que menos frequentes, se tornam mais dolorosos.
Isso porque ele está bem grandinho e não tem muito espaço. Assim, qualquer joelhinho dobrado ou cotovelo esticado podem causar na mamãe um rasgo de dor e, infelizmente, não há muito a fazer para aliviar isso.
36ª semana
Ele passa a se movimentar para a posição ideal para o parto, se encaixando na pélvis de cabeça para baixo.
Fonte: http://www.cordvida.com.br/