Da abordagem biológica: Acquadynamic é uma ferramenta que permite ao terapeuta e ao usuário experimentar seus níveis máximos de resistência, amplitude articular, força, sensibilidade superficial e profunda. Essa atividade física gera, entre outros aspectos, redução da dor, aumento das amplitudes de movimento, liberação de segmentos corporais que podem apresentar retrações e normalização de tônus ​​musculares, pois promove a adoção espontânea de posições anatômicas. É assim que a percepção física de bem-estar é alcançada por meio dessa prática aquática.

Respeitando os princípios anatômicos e biomecânico do corpo, busca explorar áreas do ser humano a partir de uma abordagem biopsicossocial. Santrock, J. W. (2007). A Topical Approach to Human Life-span Development (3rd ed.). St. Louis, MO: McGraw-Hill.

Do ponto de vista psicológico: Contribui de forma muito direta para o autocontrole, a autoconfiança e a autoestima, pois coloca a autoconfiança em primeiro lugar ao enfrentar períodos debaixo d’água sem nenhum meio de respiração artificial. A confiança é transferida para o terapeuta que orienta essa experiência, sendo planejada, intencional e moderadamente de acordo com cada pessoa, porém é totalmente nova e despercebida pelo receptor.

O ser humano precisa de oxigênio para viver. É um elemento da natureza inerente à nossa vida e embora nem sempre o façamos conscientemente, simplesmente não viveríamos sem ele. Tudo em nossa vida tem ar e oxigênio. Quando, por algum motivo externo, esse elemento está faltando em nossas vidas, nossa integridade é imediatamente colocada em risco.

Embaixo d’água, o ser humano não tem adaptações no sistema respiratório, por isso o primeiro desafio se apresenta na prática dessa técnica: o autocontrole que implica estar disposto a manter a confiança e superar o medo de “não estar no controle” devido à falta de oxigênio e estar à disposição de outro. Embora este tópico pareça simples, ele tem uma grande implicação em nosso sistema psicológico. O confronto com medos pessoais está sendo trabalhado.

É relevante que o terapeuta seja treinado e tenha um objetivo terapêutico claro, uma vez que se espera que após a exposição ao medo pessoal por imersão, seja mediado satisfatoriamente, superando-o imediatamente, o que irá gerar força emocional refletida no aumento de autoestima, autoconfiança, portanto, autopercepção e autoconhecimento.

Cada vez que um processo acquadynamic é facilitado e experimentado, essas força mentais aumentam, resultando em melhora de relacionamento consigo mesmo e com os outros.

É então que percebemos os benefícios dessa técnica nas relações sociais, pois ao se fortalecer como pessoa, o ser humano passa a ter mais ferramentas para se relacionar com os outros.

Esses são alguns dos benefícios sinérgico do Manfred Max-Neef Human Scale Development, a partir da abordagem biopsicossocial que a experiência Acquadynamic traz a todas as pessoas que a vivenciam.

Andrea Pardo Cubides

Terapeuta ocupacional

Terapeuta Aquática – Colômbia.

Add Your Comment

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?