Marcelo Roque
Embora TA possa aliviar dores emocionais causados por traumas psíquicos, o apoio psicológico profissional poderá ser necessário, já que possivelmente os conteúdos psíquicos mobilizados devem ser direcionados corretamente.
Profissionais de TA, não psicólogos, não fornecem psicoterapia ou aconselhamento, no entanto, podem ser ouvintes inestimáveis dando apoio incondicional e sem julgamento.
Saber ouvir agora também é importante. Expressões faciais do ouvinte ou qualquer movimento que represente uma tentativa de expressão pode ser danoso ao processo. Notada a necessidade de indicação de um psicólogo também deve ser feita de forma sutil e com muito cuidado. De preferência fazer com que o próprio cliente interprete que necessita de um auxílio profissional.
Explicar e ser claro em relação ao seu limite como profissional também é necessário e de bom-tom. Caso tenha o contato de um profissional para indicar, é aconselhável, lembrando sempre de fazer com muito cuidado e sensibilidade, características dos profissionais de TA.