Gostaria de saber quais são as medidas de uma piscina de HIDROTERAPIA, e o que deve ter dentro e fora da piscina. Desde ja agradeço Jeniffer Correia
Olá Jeniffer, as piscinas de hidroterapia não tem um tamanho específico. ela pode variar de acordo com suas necessidades e possibilidades. Caso tenha uma pequena demanda e não quer ter muito gasto com manutenção, a menos que aconselhamos é a de 3x4m com uma boa escada ou que tenha alguma facilidade para transferir o paciente. Ela deve ter uma bom sistema de aquecimento, coberta para que se possa controlar o ambiente externo, vestiários com tamanho suficiente para cadeirantes com demais facilidades como barras e não ter degraus e obstáculos.
A água deve ser tratada com muito cuidado para que tenha qualidade. Por lei a piscina deve filtrar 24 horas por dia. Se pode escolher entre os diversos sistema de tratamento existentes hoje no mercado, cloro é o mais comum, existe o ozônio que está se mostrando ser interessante para o tratamento em piscina de Hidroterapia por não agredir tanto o paciente como o cloro.
Normalmente as piscina são feitas um pouco elevadas do piso para auxiliar na transferência e também porque auxilia em manter limpa, impedindo que caia sujeira como pó e resíduos que possam estar nos sapatos. O ideal é que não se entre de sapatos no ambiente de piscinas, mas em piscinas de hidro é um pouco difícil de controlar porque o acompanhante se senti inseguro em auxiliar na deambulação calçados com chinelos. Material de apoio no tratamento são importantes, quanto mais melhor, mas o mais importante é um profissional bem treinado e devidamente qualificado.
Existem alguns livros de hidroterapia que valem a pena ser consultados. Também é importante consultar o ministério da saúde em relação a utilização de piscinas para atendimento público. Local que vale a pena ser visitados para se ter uma base sobre boas piscinas são as piscinas da Apae de Americana, uma das melhores que já vi. Foi construída com o apoio da Petrobrás que investiu 750 mil reais. Irei inserir este texto no site e caso algum colega tiver algo a acrescentar, agradecemos.
Fico muito agradecida por terem respondido meu e-mail, responderam tudo que eu precisava, aliás, preciso tirar mais uma dúvida, para uma piscina de 6×6 precisa de quantos aquecedores? Gostei das dicas que você me deu, principalmente a de visitas da Apae, é bem interessante.
Bom dia, gostaria de saber a profundidade para a construção de uma piscina para Hidroterapia. Obrigada. Luciana
Olá Luciana, para construir uma piscina terapêutica existem diversos fatores a serem considerados para falar sobre profundidade.
Fatores como:
– Tamanho da piscina;
– Tipo de paciente a ser atendido;
– Outras atividades que serão desenvolvidas na piscina;
– Tipo de material utilizado na construção;
– Formato da piscina;
– Tipo de transferência que será utilizado; etc.
Vou te dizer mais ou menos o mais usual e se deseja saber mais detalhes, forneça as informações que puder para que possamos visualizar mais ou menos o projeto e teremos prazer em auxiliar. Se constroem piscina não muito grandes e nem muito pequenas para que se possa economizar na manutenção e fazer as terapias suprirem os gastos com o tratamento, aquecimento e despesas diversas que possam ocorrer. Uma piscina de 3×3 com profundidade de 120 de água com uma borda de apenas 5 cm. Insista com o construtor que será uma piscina de terapia e nao precisa de 10 cm de borda sem água porque não irá acontecer de a água estar saindo por cima. Isto ajuda muito também nas transferências de pacientes e na saída também onde se podem utilizar as ferramentas de halliwick para isto. Isto seria o mínimo.
No caso de atendimentos terapêuticos apenas. Um projeto mais ousado seria uma piscina de 3×6 ou 3x 9 que pode começar com 1 metro de água e ir caindo em um pequeno ângulo até 1,40 ou 1,50. Não se usa muito mais profundidade a não ser que deseje desenvolver um trabalho de caminhada na água. Ai no caso, você pode fazer um poço na parte mais funda. Mas não aconselho ter piscina tão [profunda para terapias. Por diversos motivos. Segurança, se usa pouco na maioria das vezes e fica com mais água para tratar e aquecer. O simples é melhor.
Bom, espero ter auxiliado, se puder ajudar em algo, estou sempre a disposição. me alegro muito em ver mais uma piscina ser construída e damos nosso total apoio.
Atenciosamente
Meu nome é Juliana, sou fisioterapeuta e estou com algumas dúvidas em relação à construção de uma piscina terapêutica! Estou com uma proposta de trabalhar com hidroterapia. A piscina será construida em um clube em minha cidade e também irá atuar com atividades de hidroginástica. O gerente desse clube me pediu para lhe falar sobre as medidas ideais para essa piscina e por isso estou pedindo ajuda. Ele me disse que já tem uma área coberta de 11m (se não me engano) e quer saber sobre comprimento, largura e profundidades da piscina. É necessário que seja uma piscina maior para atividades em grupo. Espero que possam me ajudar. Obrigada!
Olá Juliana. O que irá depender é a quantidade de pessoas previstas para a hidroginástica. Cada pessoa utiliza em média 2×2 se as aulas trabalha com o corpo em flutuação, no caso de pilates na água e exercícios intenso com chutes para grupos mais avançados. Se o grupo for básico uma medida de 1,80×1,80 é suficiente. O que é mais complicado em piscina que se utiliza hidroginástica e hidroterapia é a temperatura de água que em média para hidroginástica não deve ultrapassar 32 graus em dias quentes pode estar em 29 ou até menos.
A temperatura varia muito em relação a temperatura ambiente e a sensação térmica de cada indivíduo sendo muito complicado de se controlar. A temperatura da reabilitação em piscina já deve ser mais elevada para que não ocorra contração muscular devido ao frio. No caso deve ser uma temperatura termoneutra, uma temperatura onde não se perda nem se ganhe calor. Ao menos para utilizar a maioria das técnicas de reabilitação aquática.
Sempre que é possível pedimos para se construir uma piscina pequena para Fisioterapia Aquática e uma um pouco maior para hidroginástica. Se isto for possível é a melhor escolha. No caso de se utilizar uma técnica de relaxamento ai a coisa complica porque você deve trabalhar com temperaturas um pouco mais elevadas para que aconteça o relaxamento muscular a partir do calor que a agua passa para o corpo. Então irei precisar de algumas informações para poder assessorar você melhor.
Por favor me informe:
– Região do país que você está;
– Metros quadrados que será construída a piscina; – Se os vestiários já estão no projeto; – Vestiários irão utilizar a metragem existente;
– Média de alunos para o grupo de hidroginástica; Att. Marcelo
4 Comments
Vanessa Sá
Olá, meu nome é Vanessa Sá.
Sabe me informar se tem algum pé direito mínimo para construção da piscina terapêutica?
A piscina será construída em uma área interna já existente e não achei nenhuma norma que falasse sobre a altura mínima adequada para esse tipo de piscina.
Agradeço desde ja <3
Ligafisioacuatica
Olá, lamento, mas não temos esta resposta. Creio que deva conversar com um arquiteto ou engenheiro.
RAFAELLO
Olá, me chamo Rafaello sou fisioterapeuta e gostaria de saber se vocês tem algum projeto básico( medidas mínimas e ideias) de construção de um piscina aquecida? A construção será feita no sertão de Pernambuco, ou seja calor o ano todo praticamente.
LLAFA
Ola Rafaello,
a medida mínima para Construção uma piscina terapêutica é de 3×3, o ideal é 3 × 4 porque tem mais espaço para escada e elevador se for o caso e também pode atender dois pacientes simultaneamente.
Temos uma parte no site sobre construção de piscina, com dúvidas semelhantes.
No caso do aquecimento o ideal é trocador de calor se a eletricidade não for muito cara e o gás às vezes é, mas econômico sem tem facilidade com gás, mas em Pernambuco se pode colocar um solar para ajudar seria ótimo aproveitar o sol.