A esteira na água não é novidade. Há muito é utilizada de diversas formas. Para perda de peso, reabilitação física humana e de de animais, cães, gatos e cavalos.
O modelo ao lado é bem sofisticada, se esvazia toda quando termina a atividade e abre a porta do fundo. Quando entra outra pessoa enche com água aquecida na temperatura certa e já higienizada. Com controle se pode controlar a velociadade e a inclinação, mensuar o batimetno cardíaco e tudo mais que uma esteira de solo faz.
Os benefícios da esteria na água estão associados com a maior resitência da água que é cerca de 769 vezes maior do que a do ar. A flutuação também é outro fator importante. Na água submerso até C7 (pescoço) temos apenas 10% de nosso peso corpóreo o que reduz o impacto das passadas em até 45%.
Estes dois aspectos por si só já trazem benefçicios sulficientes para se levar enm consideração o custo benefçicio de se entrar na ágau para correr na esteira. No entanto podemos citar ainda, a pressão da água que auxilia no retorno venos e linfático. Da massagem que a fricção da água faz ao contato com a pele. O relaxamento muscular causado pela pressão da água em movimento (turbulência). A necessidade de se inspirar mais profundamente devido a pressão da água fortalecimetno a musculatura respiratória.
Para que é indiacada:
- Atletas em treinamento
- Atletas em reabilitação
- Redução de peso e medida
- Gestantes
- Idosos
- Cardiopatas moderados
- Patologias degenerativas de coluna e articulações (artites e
- Neurológicos
iA natação já é comprovadamente o esporte mais completo, trabalhando toda a musculatura, a parte cardiorespiratória, sendo um esporte que provoca poucas lesões e tudo mais, no entanto vale lembra que é todos estes benefícios sao para quem sabe nadar bem os quatro estilos, caso contrário se leva um tempo apra se aprender o básico.
No caso das esteiras o que se torna interessante, não melhor do que a natação, mas os benefçicios imediatos a primiera caminhada. No caso de grupos especiais que seriam obesos, gestantes, idososproblemas nas articulações ou na coluna, doenças cardíacas ou diabetes, a esteira na água pode ser muito interessante já que uma simples caminhada tranquila na esteira se perde 700 calorias. A mesma quantidade de se correr a 12 kilômetros por hora na esteira de solos ou pedalando uma ergométrica.
O segredo está na resistência da água que é 769 vezes maior que o ar. Então é necessário um esforço 769 vezes maior para se vencer a resistência.
Outra vantagem que deve ser levada em conta é o impácto que é menor em 45%
Gastos Calóricos:
Esteira na água 700
aula de spinning 600
Andar de bicicleta 370
Caminhada no solo 300
- Quais os benefícios dos exercícios na água e as vantagens e desvantagens da Aquafit em relação a eles (natação, hidroginástica, etc.)?
Os exercícios na água têm inúmeros benefícios. Poderíamos o citar aspecto lúdico do contato com a água, a situação de não ter impacto do aparelho locomotor, e evidentemente a possibilidade de você ter um gasto clórico muito significativo.
Eu acho que a vantagem da Aquafit é que você não requer nenhum aprendizado de coordenação motora como se requer tanto na natação como na hidroginástica e além da possibilidade de quantificar a intensidade do exercício que você está fazendo.
Eu não vejo desvantagem na Aquafit a não ser talvez um aspecto mais de variação da natureza do exercício porque em Aquafit você vai ter sempre o exercício da caminhada e corrida.
- O bom desempenho da Aquafit em relação às esteiras normais queima de 140% a mais de caloria se estende aos outros exercícios praticados na água, ou seja, todo exercício na água, guardada as devidas proporções de tempo de exercício e intensidade, queima mais?
Queima mais se você conseguir realmente manter uma intensidade dentro daquilo que é preconizado. No caso da Aquafit, quando você esta andando na esteira, há a certeza que você está queimando aquela quantidade de energia na medida em que se tem a quantificação da intensidade pela velocidade da caminhada ou corrida.
- Qual é a média de queima calórica a mais que a atividade na água tem em relação a mesma atividade no solo? A que se deve essa vantagem?
Na verdade, não é possível a gente dizer que é sempre uma vez e meia a mais. Você tem, na verdade, num mesmo movimento na água e fora da água essa proporção que é os 140% aproximadamente. Isso se deve ao movimento de descolar a água e a resistência imposta por ela que determinaria um implemento do gasto calórico.
- Em termos de fortalecimento de musculatura, o exercício na água tem o mesmo desempenho que fora? Ou seja, quem faz a caminhada na água fortalece mais os músculos?
Sempre. Evidente que isso se a gente considerar o exercício de caminhada. No exercício de caminha sem dúvida nenhuma, você vai ter sempre mais benefício em termos de fortalecimento fazendo dentro da água do que fora justamente por causa da resistência.
- E com relação ao trabalho cardiovascular? O exercício na água é mais eficiente?
Do ponto de vista do aparelho cardiovascular, ele é diretamente proporcional ao gasto calórico, ou seja, podemos dizer que você tem um estímulo uma vez e meia maior também para o sistema cardiovascular.
- Muitas pessoas com problemas no joelho, tornozelos ou coluna vertebral procuram a água como alternativa ao sedentarismo. Quais os exercícios, além da Aquafit, podem ser recomendados a essas pessoas?
Com relação a problemas no joelho entre outras coisas, eu acredito que é evidente que se, como parte do tratamento você tenha fortalecimento muscular, seja musculatura do membro inferior, pensando em proteção do joelho, seja fortalecimento da coluna vertebral, é sempre interessante que você faça exercício na água e com certeza a Aquafit é uma alternativa interessante para isso também. Às vezes até como um complemento.
A musculação é uma alternativa? Não. A musculação é um estágio mais avançado para o fortalecimento muscular, mas pode ajudar na prevenção de lesões.
- Quais os problemas a curto e longo prazo de quem pratica um exercício de alto impacto?
São sempre os problemas do aparelho locomotor. Os mais comuns seriam tendinites – situações de processo inflamatório às vezes crônico de tendões, principalmente de articulações de joelho e tornozelo; a chamada facite plantar, inflamação de uma estrutura que fica na planta do pé conseqüente do trabalho mais intenso de corrida. Até dores musculares são associadas ao exercício de alto impacto.
- Quais dessas atividades na água o Senhor considera mais completa: natação, spinning, hidroginástica ou Aquafit? Por quê? A que tipo de pessoa o senhor, recomendaria cada uma dessas atividades?
Do ponto de vista de solicitação, a natação é sem dúvida a mais completa porque tem a mobilização de um número maior de grupos musculares. Na natação, você movimenta tronco e membros superiores, coisa que o exercício de caminhada não vai fazer. Agora, a natação se torna um exercício completo para quem sabe nadar.
Esse é um grande problema. Um indivíduo que não consegue nadar não terá a solicitação e, portanto os resultados que a natação proporciona o mesmo não conseguirá modular a intensidade dentro de um nível de conforto. É preciso, como requisito básico para um exercício adequado, que ele possa ser feito com boa tolerância. E para isso, é preciso ter uma intensidade adequada.
- Dentre as novidades em exercícios físicos dentro e fora da água, como classificaria a Aquafit?
Eu acho que a Aquafit é realmente um grande avanço do ponto de vista de exercício. Falando genericamente tanto no exercício dentro e fora da água. Eu acho que é um passo adiante em relação às atividades mais convencionais até em decorrência de que ela não exige nenhum tipo de aprendizado motor específico.
- Qual a importância de poder monitorar o batimento cardíaco durante o exercício físico?
A importância é poder quantificar pelo batimento cardíaco a intensidade adequada. O batimento cardíaco é um relógio biológico do seu nível de tolerância. Com ele, podemos ajustar a intensidade de um exercício mesmo desconhecendo a aptidão física do indivíduo. Então, se você tem o batimento cardíaco, você pode adequar a velocidade de maneira absolutamente individual.
- Até quantos meses uma gestante pode usar a Aquafit? Qual velocidade, inclinação e periodicidade na Aquafit são indicadas em geral?
Qualquer trabalho para gestante deve partir da indicação de um obstetra. Evidentemente que tem algumas gestações que requerem cuidados especiais. Mas partindo do princípio que teve a indicação do médico para fazer hidroginástica, por exemplo, ela não teria restrição em usar a Aquafit. Pelo contrário, eu diria que a caminhada na água poderia ser feita até o final da gestação. Já a velocidade e inclinação dependem do preparo físico da gestante. Se a gestante for atleta, por exemplo, ela vai correr numa velocidade maior do que a pessoa normal da mesma faixa etária.
- Mesmo para fazer exercício na Aquafit é importante fazer alongamento antes e depois do exercício?
Principalmente antes. Mesmo para exercício na água, alongamento é sempre uma parte integrante do programa.
- A quem o Senhor recomenda o exercício na Aquafit? Tem uma idade, peso e altura mínima ou máxima para usar a Aquafit? Existem contra-indicações? Qual a periodicidade, inclinação e velocidade indicada para cada caso?
A recomendação é absolutamente abrangente. Não tem nenhuma restrição a não ser os casos em que haja contra-indicação médica, principalmente devido a problemas cardiovasculares ou alguma preocupação com arritmia. Mas isso é sempre a exceção como em qualquer outro exercício. Em geral qualquer pessoa que seja liberada pelo seu médico para fazer exercício, pode usar a Aquafit.
Não tem nenhuma contra-indicação específica, pelo contrário, existem muitas contra-indicações de natureza ortopédica para exercícios normais como caminhar, correr, pedalar e que teria liberação para a Aquafit.
Quanto à periodicidade, inclinação, velocidade… Inclinação e velocidade são indicadores de intensidade e a intensidade é estipulada pela resposta individual e particularmente pelo ajuste de freqüência cardíaca. A periodicidade é a mesma que se indica para outros exercícios – mínimo 2 vezes por semana e máximo 5 vezes. Isso vale para qualquer circunstância – perder peso, idosos… A recomendação é genérica.
- No caso de deficientes físicos temporários devido a acidentes, A Aquafit pode ser considerada uma novidade em recuperação dos movimentos de membros inferiores?
Eu acredito que sim. Eu acho que a Aquafit vai ser um estágio inicial em restaurar a caminhada. Quer dizer, o individuo terá uma facilidade muito maior para restaurar uma coordenação motora caminhando na água.
Então, em vez de você usar o suporte em que você sustenta o peso do corpo com o braço como existe nessas clínicas, você pode com toda certeza usar o empuxo da água para esse benefício.
A Aquafit é uma esteira submersa, totalmente automatizada, de invenção 100% nacional, que alia os benefícios do exercício na esteira com a hidroginástica – exercícios de baixa velocidade porém com alto consumo de calorias devido à resistência da água. A estrutura da Aquafit é totalmente confeccionada em aço inoxidável, suas articulações e carenagens em nylon e plástico, o que lhe confere resistência à corrosão e durabilidade elevadas. O painel eletrônico faz monitoramento wireless de batimentos cardíacos, cálculo do gasto calórico, comanda a velocidade (zero a 9 km/h – contínua) e inclinação (13% com intervalos de 1%), permite a programação de uma série, de acordo com o objetivo do exercício e oferece 64 programas pré-estabelecidos para treinamento ou condicionamento físico.
Por ser um sistema de acionamento e transmissão hidráulicos, não oferece o menor risco de choques elétricos (o painel de comando é acionado por corrente contínua de 5 volts – equivalente a 4 pilhas comuns). Quedas e outros perigos são inexistentes em razão da água, que atinge a altura da cintura de uma pessoa de 1,80m. A Aquafit pode ser montada individualmente na piscina ou ainda em baterias de esteiras funcionando lado a lado, porém totalmente independentes. “Pode ainda ser do modelo fixa ou escamoteável. – neste caso as esteiras são colocadas e retiradas da piscina automaticamente, através de um simples apertar de botões, liberando a piscina para outras atividades”, explica Figueiredo.
Hidroginástica Shallow-Water Exercícios na água queimam mais calorias Exercícios dentro da piscina consomem quase duas vezes mais calorias que os feitos no solo Fonte: Matéria (Queimadas com água) publicada pela Veja, Edição 1799, 23 de abril de 2003 Caminhada em esteira submersa: 700 calorias em uma hora Nas academias de ginástica, a hidroginástica é uma atividade freqüentada por obesos, idosos e mulheres grávidas. Quem deseja perder peso e ganhar músculos a sério prefere exercícios mais vigorosos, como correr na esteira. A novidade é que quando se juntam exercícios intensos com imersão na água o resultado é melhor que o obtido com cada atividade feita isoladamente.
O fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Universidade Federal de São Paulo, mediu o desempenho de atletas dentro da piscina e chegou à conclusão de que em exercícios dentro d’água se gasta uma quantidade de calorias uma vez e meia maior que na mesma modalidade feita no solo. A explicação está na resistência oferecida pela água, oito vezes maior que a do ar. Andar calmamente por uma hora na piscina consome 700 calorias. É o mesmo que se perde correndo a 12 quilômetros por hora na esteira a seco ou pedalando em uma bicicleta ergométrica, ao som de música pop, nas aulas de spinning.
O exercício com o corpo parcialmente submerso tem vantagens conhecidas há bastante tempo. “A hidroginástica é a atividade física mais recomendada a idosos e a quem tem problemas nas articulações ou na coluna, doenças cardíacas ou diabetes, porque o corpo na água fica mais leve e os exercícios têm menos impacto”, diz Felipe Albuquerque, professor de hidroginástica da Estação do Corpo, no Rio de Janeiro. Mas nunca antes tinha sido medido o gasto calórico nesse ambiente. A pesquisa foi feita numa Aquafit, esteira computadorizada para piscina, instalada numa academia de São Paulo. Funciona como o equipamento convencional, com controle de velocidade, inclinação e tempo, mas dentro da água.
O gasto calórico foi medido pelo consumo de oxigênio. Calculou-se o desgaste muscular pela quantidade de creatina-quinase no sangue. Quanto mais essa enzima aparece após um exercício, mais o músculo se esforçou. “Sempre soubemos que o exercício dentro da água gastava mais calorias que no seco”, afirma Turíbio. “A surpresa foi a intensidade do resultado. Consomem-se muito mais calorias.”
O paulistano Gilberto Lopes, de 43 anos, perdeu 7 quilos nos últimos cinco meses, desde que substituiu a esteira tradicional por corridas na piscina quatro ou cinco vezes por semana. “Fiz hidroginástica apenas quando estava me recuperando de uma operação no tornozelo e abandonei porque queria atividades mais pesadas”, diz. “Mas agora me tornei um entusiasta.” A esteira na piscina é uma das várias modalidades dinâmicas de hidroginástica oferecidas pelas academias com nomes como Hidro High Force ou Deep Running. Mas pelo menos metade dos alunos ainda são os de sempre, idosos e mulheres. É provável que a quantidade de marmanjos na água aumente, agora que se comprovou que a hidroginástica é boa para queimar gorduras.