A hidroterapia ou fisioterapia aquática em grupo é uma opção de tratamento para pacientes que possuem independência dentro da piscina, estando adaptados ao meio líquido, e que frequentemente já passaram por um programa de reabilitação individual previamente, realizando o atendimento em grupo como manutenção dos ganhos obtidos.
Frequentemente é confundida com hidroginástica. Podemos dizer que a Hidroginástica é um trabalho que objetiva a prevenção e a melhora da qualidade de vida através dos recursos de movimentos realizados em uma piscina com temperatura abaixo da thermoneutra, muito utilizada para redução de peso, melhora do sistema cardiovascular, fortalecimento de músculos dinâmicos e estático através da repetição de movimentos em uma determina série. O profissional habilitado a ministrar esta atividade é o educador físico de preferência com cursos de especialização.
A Hidroterapia em Grupo por sua vez é um recurso que pode ser utilizado somente pelo fisioterapeuta de preferência também especializado, para atender um determinado grupo que tenha objetivos terapêuticos semelhante com o intuito de reabilitar e ou prevenir distúrbios e patologias específicas do sistema músculo esquelético.
A hidroterapia tem sido utilizada como recurso para tratar doenças reumáticas, ortopédicas e neurológicas. As propriedades físicas da água, somadas aos exercícios, podem cumprir a maioria dos objetivos propostos num programa de reabilitação física, porém os estudos que referem a ação da hidroterapia em idosos são escassos.