A fisioterapia Aquática é uma especialização da fisioterapia que consiste na utilização dos princípios físicos da água para alcançar alto grau de eficiência na reabilitação.
Em alguns aspectos a fisioterapia aquática se mostra mais efetiva no tratamento de algumas lesões, distúrbios físicos, síndromes e patrologias.
É uma espécie de medicina natural e tem como um dos objetivos, intervir de forma não farmacológica para que o paciente não precise de medicação ou cirurgia. A fisioterapia aquática é uma ótima opção para evitar cirurgias ortopédica. Além da prevenção em saúde.
Ela deve ser realizada em um ambiente terapêutico em uma piscina previamente preparada com acesso facilitado que respeite as regras de acessibilidade.
A temperatura da água é um dos pontos principais e deve ser termoneutra, isto é, a faixa de temperatura ambiente onde a taxa metabólica e, consequentemente, a perda ou a produção de calor corporal são mínima.
A fisioterapia aquática também é conhecida como hidro terapia, aquaterapia, hidro cinésio terapia ou terapia aquática.
Preferencialmente é realizada com atendimento individual e personalizado, no entanto como manutenção do paciente ou prevenção de lesões, correções posturais, gestante e idosos ela pode ser praticada em grupo sem perda de qualidade, se o profissional tiver a formação adequada.
Além dos princípios físicos da água a fisioterapia aquática se beneficia com os efeitos fisiológicos que a água produz ao corpo humano como a melhora da taxa respiratória, harmonizando o tônus muscular, atuando no controle da pressão arterial, auxiliando no retorno linfático e sanguíneo entre outros benefícios, que requer maiores estudo científicos.
A atuação da fisioterapia aquática é baseada em estudos e busca evidências científicas.
Importante que o profissional que atua na fisioterapia aquática compreenda que necessita realizar um trabalho diferente da fisioterapia convencional de solo porque o ambiente aquático tem suas diferenças relacionadas justamente com os princípios físicos.
A fisioterapia aquática não tem relação com natação e também é diferente da hidroginástica que é um trabalho grupal com objetivos de condicionamento físico.
Tem sempre o foco na reabilitação ou manutenção e prevenção de lesões ministrada por um fisioterapeuta devidamente especializado com cursos de formação voltados para esta área.
Dependendo dos objetivos terapêuticos, pode ser um tratamento único ou associado com outros procedimentos.
Uma sessão tem diversas fases sendo uma adaptação ao meio líquido a primeira delas. O fisioterapeuta irá decidir qual a ordem ideal para cada caso.
Podendo optar por uma liberação muscular e articular, manobra miofascial, alongamento muscular, ativação neuro proprioceptiva, facilitação ou resistência, trabalho postural, volta a calma e saída estratégica para o ambiente não aquático.
Marcelo Roque
Fisioterapeuta
Especialista em Terapias Aquáticas.
Agradecido por ler.