Renascimento na água é uma terapia simples e centrada, que usa uma técnica particular de respiração circular delicada porém muito poderosa.

O Renascimento nos ajuda a ampliar a consciência do que está acontecendo em nossa vida e propicia a ampliação da capacidade do sentir, desenvolvendo o pensamento criativo. O Renascimento ajuda a ativar e liberar o stress armazenado, a dor e o trauma emocional em vários estágios.

Os resultados são muito profundos porque este processo trabalha diretamente no núcleo destas questões , consciente ou inconscientemente. Este processo cria o espaço para a vivacidade, o amor, a saúde, a alegria e propicia relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos.

Tornar-se mais alerta em seu pensar e voltar-se para uma direção mais construtiva é um princípio fundamental do Renascimento. A combinação de novos padrões de pensamento e a prática da respiração consciente constitui a essência do Renascimento.

Como funciona?

O Renascimento trabalha predominante com um processo de respiração simples chamado de “respiração circular conectada”. Esta técnica, através da respiração, traz mais energia da força da vida do que é usado normalmente em seu corpo. Esta energia extra pode aparecer no corpo como o calor, a pressão, o frio, “correntes elétricas”, vibração e outras sensações corporais. As áreas específicas do corpo podem tornar-se ativadas enquanto esta força circula, trazendo à percepção a todas as regiões obstruídas. As emoções e as memórias podem agora com segurança ter um espaço de expressão através do corpo com a finalidade da liberação.

Por que é chamado de Renascimento- Rebirthing?

O nome aplica-se porque freqüentemente a fonte de nossos bloqueios mais profundos vem do trauma que nós experimentamos em nosso nascimento. A maioria de nós teve experiências traumáticas, longe da experiência ideal do nascimento. Estas experiências estão registradas em nosso subconsciente e deixam-nos com uma impressão negativa da vida que carregamos até hoje (as crenças limitantes). O processo de Renascimento permite integrar conteúdos destas experiências dolorosas do trauma do nascimento e primeira infância. Os clientes freqüentemente têm a recordação de seu nascimento e assim podem liberar as emoções em torno desta experiência.

Como o Renascimento é feito?

Na primeira sessão você será perguntado a respeito de seu nascimento (se você sabe), de sua infância e de seus objetivos com este trabalho. As perguntas a respeito de suas áreas de interesse serão dirigidas também. Você será ensinado a “respirar circular conscientemente”. Após a prática da respiração você terá seu tempo para compartilhar sua experiência e para receber o feedback de seu Renascedor. A sessão geralmente dura de uma hora e meia a duas horas e a última meia hora estará reservada para a integração dos conteúdos que surgiram no processo. Em geral, as sessões são realizadas uma vez por semana.

Renascimento na Água?

Este processo é feito através da água aquecida(em média 36°C) que é um caminho de entrega, similar ao estado uterino (líquido amniótico)A Respiração (elemento Ar- dicernimento/clareza) em conjunto com a Água (elemento Água-emoções/fluidez) tem uma combinação profunda de grande impacto.A água aquecida funciona como um grande catalizador de reações físicas, emocionais, mentais e espirituais, cujo benefício principal é o despertar de uma maior percepção da vida e de si.

Por que o nascimento é importante?

Para a maioria de nós, o nascimento foi um evento muito traumático. Mesmo sob condições ideais, o bebê tem que passar de uma ambiente quente, úmido e conhecido através de passagens muito estreitas e com muita pressão, para um mundo desconhecido, claro e frio, onde ele repentinamente receberá, com a sua primeira respiração, duas a três vezes mais, a quantidade de oxigênio a qual estava acostumado. A maioria dos nascimentos, por muitas razões, está longe de ser o ideal e portanto é compreensível a conclusão negativa que a maioria dos bebês pode chegar. A opinião da maioria dos estudiosos do nascimento é que há uma relação direta entre o que a criança vivencia ao nascer e aquilo que se tornará seus principais dilemas em sua vida adulta. Reviver e curar o nascimento é um evento muito significativo, pois permite que a pessoa fique livre para experimentar e reagir de uma maneira muito mais espontânea e serena.

Benefícios:

  • A confiança em si e nos outros ;
  • A vivacidade, a alegria em viver, a percepção profunda, o centra mento e meditação;
  • A abertura emocional para relacionamentos saudáveis, e uma maior energia e disposição para a vida;
  • A mudança no sistema de crenças;
  • A capacidade de desenvolver pensamentos criativos saudáveis;
  • A compreensão, aceitação e perdão dos fatos passados

Por: Kalis


Renascimento é uma terapia criada pelo americano Leonard Orr que se utiliza de técnicas respiratórias intensivas visando atingir camadas profundas e enraizadas do inconsciente. O Renascimento (Rebirthing) frequentemente induz a catarses profundas, ou descargas de grande tensão emocional e psíquica acumulada dentro de nós.

No Renascimento, as práticas podem ser iniciadas com um profissional e depois o cliente pode dar continuidade a elas sozinho, seguindo as instruções iniciais. Utiliza-se tanto o trabalho individual como o trabalho em grupo. Além da respiração, a água é frequentemente utilizada para a estimulação da experiência do nascimento, representando o líquido amniótico. A pessoa pode ser colocada numa posição fetal e, dessa forma, revivenciar seu nascimento e provocar intensa descarga emocional e psíquica.



O Renascimento foi descoberto quando Leonard Orr estava na banheira de sua casa, banhando-se com água quente e preparando-se para sair do banho. Nesse momento, ele começou a sentir seu corpo amolecer, provavelmente por causa da água quente. Leonard então quis saber o que aconteceria caso permanecesse mais tempo na água e resolveu ficar mais uma hora na banheira. Mas após alguns minutos sua respiração começou a se modificar e teve a súbita e vívida experiência de reviver seu próprio nascimento. Ao fim da experiência, sentiu-se renovado, relaxamento, profundamente tranquilo, como se tivesse mesmo “renascido”. Assim, Leonard Orr percebeu que essa experiência deveria ser expandida e divulgada, pois havia grande potencial em sua utilização.

O nome renascimento vem da experiência de uma reexperimentação das sensações típicas do nascimento. O objetivo é a libertação dos traumas e bloqueios ligados à experiência do nascer. Diz-se que a Renascimento não é apenas uma regressão, pois também provoca expansões da consciência e transcendência dos limites do eu.

Uma das ideias centrais da técnica é identificar e tratar as relações existentes entre a forma como se deu nosso nascimento físico e os padrões psicológicos que seguimos na vida, em nossa personalidade e comportamento.

É interessante observar como uma técnica semelhante, porém com objetivos diferentes, chamada de Watsu, pode ter efeitos similares ao do renascimento. Muitos praticantes de Watsu relatam a experiência de uma forte catarse, com choro e grande liberação de tensões emocionais. O Watsu se realiza dentro da água e induz a pessoa a um profundo relaxamento. Watsu é um trabalho corporal originário do Zen-Shiatsu criado por Harold Dull em 1980. A pessoa submetida ao Watsu é colocada em várias posições e frequentemente encontra-se na posição fetal, tal como no Renascimento.

O resultado é uma inesperada crise de choro e intensas emoções que afloram sem aviso e explicação prévia. Tal como o Renascimento, o Watsu também coloca a pessoa em contato com a água. Sabe-se que a água é considerada pelas tradições espirituais como o “agente universal de dissolução” e possui relações estreitas com as emoções e com o nascimento físico.

A água era, na antiguidade, muito associada a estados de profunda espiritualidade, o maior exemplo disso é o ritual do batismo cristão, também existente em outras culturas. Assim, tanto o Renascimento como o Watsu induzem a regressões profundas ao útero materno e a experiência do nascimento, embora nem todos os professores de Watsu estejam conscientes disso. No Renascimento, as respirações são mais profundas que o normal. Sabe-se que a respiração tem uma relação direta com nossos estados de consciência.

A yoga utiliza há milênios práticas respiratórias que induzem a estados de consciência não-habituais. O Renascimento, nesse sentido, assemelha-se muito à Yoga, pois faz da respiração a matéria-prima para alcançar os estados primários do psiquismo. A consequência da técnica é despertar para um novo nascimento, uma renovação total de valores, crenças e até de experiências somáticas.

Nesse ponto, é preciso lembrar que o nascimento da vida atual não ocorre por motivos fortuitos, ao acaso, mas expressa nossa vontade, vícios, bloqueios, sofrimentos, traumas e outros mecanismos de vidas passadas. A forma como nascemos é uma consequência de nossas expectativas e do nosso estado de espírito, proveniente de múltiplas vidas. A compreensão e o tratamento da experiência do nascimento só será completa levando-se em consideração nossas vidas passadas.

Add Your Comment

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?