A Jahara(tm) é um trabalho de integração corporal realizado em água morna que promove alinhamento postural e um relaxamento profundo. Fundamenta-se na compreensão da estrutura musculo-esqueletal do corpo humano e no uso eficiente das propriedades físicas da água.

A Jahara é uma técnica ativa e passiva. Em sua parte passiva, o terapeuta flutua o paciente com o auxílio de um flutuador – o nosso Terceiro Braço(tm) – e harmoniosamente trabalha para trazer a estrutura do corpo a uma posição de equilíbrio. Nos exercícios ativos, ou ActivExercises(tm), o terapeuta, através da orientação verbal e do toque, ajuda o paciente a desenvolver sua consciência postural e coordenação motora.

Jahara significa “jóia”, uma pedra preciosa. Jahara é o sobrenome dos avós maternos de Mário Jahara, criador da técnica, que imigraram do Líbano para o Brasil no início do século passado. Mário Jaharadedicou a Técnica Jahara a sua avó que, segundo ele, era uma pessoa adorada pela família e por todos que a conheciam. Com sua avó Mário aprendeu que é possível ser ,simultaneamente, gentil e firme, e que a delicadeza é uma força poderosa, e esta é a essência da Técnica Jahara..

A Técnica Jahara foi criada em 1995-96, na Califórnia, E.U.A.. Em outubro de 1997 foi ministrado o primeiro curso de 50 horas. A técnica é inspirada em trabalhos de percepção postural de origens inglesa e francesa, como a Técnica de Alexander(F. Matthias Alexander).

O objetivo da Técnica Jahara é o alinhamento da estrutura músculo-esqueletal. Esse alinhamento, combinado com a tração suave e continua da coluna vertebral, possibilita a expansão corporal, isto é, criar mais espaço para as articulações do corpo, desta forma descomprimindo o sistema nervoso. Com a ajuda da água morna( 35º C), o resultado é uma sensação de leveza e profundo relaxamento.

O principal movimento da técnica é o “TCS” ou “Triangular Cervical Support” (Suporte Cervical Triangular). Esse movimento expressa o grande cuidado em preservar a integridade física do nosso paciente, nunca permitindo a hiperextensão do pescoço ou da região lombar. A utilização do flutuador causa a rotação posterior da bacia, o que descomprime a região lombar. Além disto, torna a técnica em água morna acessível a pessoas de todo o tipo físico, independende de peso, tamanho ou grau de flexibilidade. Com exceção do “TCS”, todavia, todos os movimentos na Jahara são opcionais, e o profissional apenas emprega aqueles que se adaptarem as necessidades da pessoa com quem está trabalhando.

O praticante da Jahara tem recursos técnicos para trabalhar confortavelmente com qualquer pessoa, independente de seu biotipo ou características psicológicas. A técnica é solidamente fundamentada nas leis da biomecânica, de forma que o praticante atua com um mínimo de esforço físico, baseando o trabalho não na sua força muscular, mas no seu conhecimento e habilidade.

Se olharmos além da superfície perceberemos que a Técnica Jahara é uma técnica conceitual, baseada não em movimentos mas em princípios relacionados às propriedades físicas da água e na estrutura do corpo humano.

Os benefícios da técnica são inúmeros, inclusive com o potencial de sua utilização como tratamento auxiliar em certos quadros clínicos.

A Jahara é ensinada em quatro cursos, que são eles: Básico, Expansão, Integração e Shiatsu Estrutural. E atualmente, aqui no Brasil, estes 4 cursos estão sintetizados em 3 módulos. Sendo um excelente recurso para profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar profissionalmente com as modalidades aquáticas corporais. Para aqueles que desejam se tornar especialista em Jahara, a JaharaTechnique Teachers Association , oferece a profissionais da área de corpo e saúde um Programa de Especialização em Jahara (todas as etapas do processo estão disponíveis no site www.jahara.com).

A técnica vem sendo lecionada em diversos estados americanos, Brasil, Argentina, Portugal, França, Suíça e em Israel está presente como curso de especialização em duas Universidades. Atualmente há um grupo de fisioterapeutas em Palo Alto, Califórnia, realizando estudos com pacientes que sofrem de artrite, e o resultados são bastante positivos.

A Jahara é um trabalho de integração corporal realizado em água morna que promove alinhamento postural e um relaxamento profundo. Fundamenta-se na compreensão da estrutura musculo-esqueletica do corpo humano e no uso eficiente das propriedades físicas da água. A Jahara é uma técnica ativa e passiva.

Tem sua parte passiva, o terapeuta flutua o paciente com o auxílio de um flutuador – o nosso Terceiro Braço(tm) – e harmoniosamente trabalha para trazer a estrutura do corpo a uma posição de equilíbrio.

Devido a sua sólida fundamentação e leveza, rapidamente o método Jahara adquiriu grande aceitação entre fisioterapeutas e terapeutas corporais nos EUA, Suiça, Alemanha, Israel e Argentina. Desenvolvida por Mário Jahara, brasileiro radicado na Califórnia, é atualmente utilizada no treinamento de profissionais em escolas de nível secundário e superior, em clínicas de reabilitação e em SPAs.

Tecnicamente a Jahara é um trabalho bastante eficiente e através de muita delicadeza e com flutuadores como se fosse a extensão dos braços o que é bastante interessante para atendimento de indivíduos grandes. Jahara trabalha profundamente a harmonia corporal através de pontos específicos em níveis estruturais.

Mario Jahara o desenvolvedor deste conceito é brasileiro e viaja pelo mundo ensinando. Mario no Brasil era terapeuta Shiatus e autor de dois livros básicos clássicos sobre o assunto e é referência no mundo todo quanto ao Shiatsu e se tornando aos poucos também em água.

A idéia principal de Jahara® é criar um sentido total da expansão. Ajudado por um dispositivo flexível de flutuação chamado terceiro braço “, o terapeuta de Jahara fornece a sustentação precisa à estrutura do corpo. Esta sustentação, junto com movimentos delicados da tração, alongando a coluna e descumprimento o sistema neuro-musculoesquelético.

A técnica de Jahara® é enraizada na compreensão de dois elementos fundamentais: a estrutura do corpo e as propriedades físicas originais da água.

O conhecimento da estrutura do corpo envolve mecânicas mais saudáveis do corpo. Isto significa tratamentos sadios, seguros para clientes, e é a chave que permite o especialista aquático trabalhar regularmente muitas horas por semana, por diversos anos, sentindo a melhora em seu próprio corpo.

O programa de Jahara® é projetado pra ajudar o estudante a desenvolver seu sentido sinestésico, e trabalho na água sem esforço confiando no conhecimento prático, mais que força física.

A finalidade deste conceito é fazer o especialista de Jahara® “invisível” em sua prática, permitindo o delicado poder da água transformar-se no primeiro plano.

Add Your Comment

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?