Benefícios do Watsu ® são conhecidos e aplicado em spas e clínicas à muitos anos. Nos últimos anos Watsu recebeu um novo campo de aplicação – Watsu para Atletas.
A diversidade das necessidades dos atletas são comparados com a diversidade dos benefícios do Watsu. Entre eles estão: O relaxamento muscular e mental, aumentando do processo de regeneração do corpo, e aumentando da amplitude de movimento das articulações.
Para compreender totalmente o alcance desta aplicação deve-se compreender o estado mental e físico do atleta frente as diferentes situações, tais como um período de treinamento duro, perda de competições seguidas. Além disso, diferentes tipos do esportes tem diferentes sistemas de preparo determinada por fatores fisiológicos necessários para o sucesso em cada esporte.
Kamila Skolimowska (POL), Campeã Olímpica de aremesso, Sydney 2000.
Podemos agrupar os atletas em esporte de grupo os atletas individuais, mas atletas em equipe de esportes precisam de ser tratados como um grupo de indivíduos. De um ponto de vista fisiológico, podemos dividir em grandes grupos com base em: resistência, velocidade e força.
No processo de treinamento todas essas qualidades estão incluídos na preparação de atleta para competição. Atletas de endurace treinam principalmente para a resistência, velocidade ou força. Cada tipo de treinamento resulta em diferentes tipos de reações e fadiga. A recuperação da fadiga difere do tipo de formação ou tempo e da intensidade da carga de treinamento.
A recuperação é tão importante quanto o treinamento. Alguns dizem que é mais importante do que a formação para conseguir o sucesso em um esporte.
Às vezes não há tempo suficiente para recuperação e especialistas estão procurando novas maneiras de acelerar e melhorar a recuperação natural do processos do corpo de um atleta.
A água morna, provoca relaxamento e alongamento no corpo do atleta da melhor forma possível. Água morna diminue a tensão muscular e ativa a parte parassimpática do nosso Sistema Nervoso Autônomo que é responsável pelo processo de regeneração em nosso corpo. Água quente é o ambiente ideal para relaxar. No relaxamento com Watsu existem combinação de todos os estímulos: a água, o Shiatsu, movimentos e alongamentos. Além disso, temos permissão do SNA através dos proprioceptores de extencibilidade (OTG) para realizar a conduta terapêutica. Esta permissão influencia no nível final de relaxamento.
watsu
Os atletas muitas vezes sentem solidão. Estar longe de casa e da família, bem como o stress que acompanha a fadiga e lesões.
Proximidade com outras pessoas, sensação de serem embalado são elementos muito valiosos para os atletas que estão em situações difíceis. A água morna prepara os músculos e articulações para os alongamentos e dá uma oportunidade para combinações de alongamentos musculares em direções e planos impraticáveis em terra.
Podemos trabalhar com articulações maiores ou menores usando mobilizações, rolamentos, trações, e compressões . Podemos aplicar os alongamentos e mobilizações nas condições de acordo com as necessidades específicas do atleta em diferentes períodos de treinamento em qualquer esporte. Isto pode ser um fator imprtante principalmente no caso de necessidade de recuperação de lesões.
Ilya Markow (RUS), Campeão Mundia de corrida, Edmonton 2001.
Um atleta tem uma calendário de preparação física que compreende competição e regeneração. O objetivo do primeiro período é entrar na melhor forma possível para a competição principal. Trata-se de um tempo de treinamento duro. Primeiro com alto volume e pequena intensidade, com mudança de proporção e intensidade crescente.
As sessões de treinamento inicial são muito longas e cansativas. Este tipo de resultados de treinamento em geral fadiga e provoca cansaço na musculatura local e específica aumentando muito a tensão muscular. Falta tempo suficiente para uma recuperação devido a necessidade de várias repetições do mesmo movimento podendo encurtar os músculos específicos para realização destes movimentos.
Aqui, há um lugar para alongamentos de Watsu, o que podemos ajustar para as necessidades específicas de cada disciplina desportiva ou atleta individual. Também relaxamento geral em água quente é bastante útil como uma ferramenta para a recuperação e prevenção do cansaço e overtraining.
Neste período de treinamento sessão de Watsu ® devem ser aplicadas 2-3 vezes por semana. O objetivo do período de competição é transformar todo trabalho feito durante o período de preparação e usá-lo por vários eventos testes para conseguir um desempenho máximo durante a competição principal. A intensidade do treinamento é submáximo ou máximo e suplementar ao treinamento de baixa intensidade com repouso.
Isso é muito estressante e desgastante para cada atleta, muitas vezes relacionados com viagens de longa distância. neste caso aplicar Watsu pode auxiliar na recuperação após competições e também ajuda a reduzir o stress. Número de sessões por semana depende da freqüência da competição, geralmente é uma sessão por semana, mas temos de lembrar de não fazer sessões de 2-3 dias antes das competições. O período de regeneração dura 2 ou 3 semanas, fecha um ano de formação e destina-se a reparação e todas as coisas ruins que aconteceram com o corpo do atleta durante todo o ano. Muitas vezes, há local especial para reabilitação, onde os atletas fazem atividades diferentes de sua disciplina principal auxiliados pelo tratamentos de fisioterapia. É também momento de descanso mental e entretenimento, como tempo gasto para férias com a família e amigos. Watsu pode ser aplicado a cada dia durante este período. Podemos usar relaxamento geral para a regeneração mental, alongamentos e mobilizações das articulações para trabalhar com partes selecionadas do corpo.
watsu
As precauções são gerais e específicas para cada esporte. Geralmente são conhecidas: doença aguda, problemas cardíacos, problemas de pele, infecções de ouvido, enjôo, problemas ortopédicos.
Existem dois problemas principais: O tempo antes das competições e o tempo apenas após a lesão aguda do tecido mole.
Durante a competição cada atleta tem que ter contração muscular ideal, na maioria dos casos, um pouco maior que o normal. Mesmo uma única sessão pode diminuir esta tensão o que significa que temos de evitar dar as sessões para os atletas durante 2 ou 3 dias antes da competição.
Piotr Malachowski (POL), Medalha de prata em lançametno de disco, Bejing 2008.
Quando qualquer tipo de lesão do tecido mole ocorre temos que esfriar a área do ferimentos para baixar o metabolismo local evitando edemas. Devemos eliminar todos os movimentos no plano da lesão e controlar os movimentos das articulações próxima a lesão. Estas condutas devem ser feitas durante o mínimo de 3 dias após a lesão. Watsu pode aquecer um pouco o tecido superficial, o que significa que é contra-indicação absoluta durante estes 3 dias após a lesão.
Além disso, há o risco de fazer um movimento em direção similar à lesão durante a sessão. O que temos que ter em mente é fazer sessões de recuperação de atletas. Watsu ® tem sido usado por Kamila Skolimowska, campeão olímpico em arremesso, Sydney 2000, por Sylwia Korzeniowska, detentor do recorde nacional polonês 20 km de corrida, por Piotr Malachowski, medalhista de prata olímpico em Discus Throwing, Pequim 2008, por Ilya Markow, Campeão do Mundo em Marcha, Edmonton 2001. Também é utilizado em preparação da equipe olímpica polonesa de Atletismo.
Os atletas são uma população de receptores de Watsu® muito boa porque atinge os benefícios do Watsu® exatamente às suas necessidades e expectativas. Futuro pesquisas científicas podem ajudar a introduzir Watsu mais nos esportes. Há também uma necessidade de ensinar fisioterapeutas desportistas, ao menos, no nível básico de Watsu para que possam compartilhar seus benefícios com os atletas mais e mais.
Tomasz Zagorski, médico, terapeuta de atletas de alto nível, pioneiro na aplicação de Watsu em atletas de nível olímpico e científicos – info@watsu.pl