A criança precisa aprender exercícios lúdicos como jogos e brincadeiras, mas Pilates não é brincadeira. No entanto, se você entrar na água, então você pode brincar Acquapilates com ela que, pode ser muito benéfico, se não substituir atividades mais apropriadas para crianças.


O método pode ser exercido por crianças a partir de oito ou nove anos. Deve-se fazer progressivamente os exercícios mais simples e básicos. Dado que a maioria dos exercícios não podem efetuar a pressão sobre a coluna vertebral, como alguns exercícios de musculação, o Acquapilates não tem contra-indicações para uso como uma ginástica para crianças.

Exercícios de equilíbrio são perfeitos para que a criança muscule de forma dinâmica e aprenda a conhecer o seu corpo em constante mudança.
Exercícios posturais são os mais indicados para esta faixa etária.

Muitos problemas na costas são devido às más posturas tanto na escola quanto assistindo televisão ou estudando.

Crianças em áreas urbanas gastam mais tempo sentadas do que com outras atividades. O corpo humano não é feito para se sentar, ou mais, a coluna suporta mais pressão quando você está sentado em uma cadeira do que quando estiver de pé.


As crianças têm um maior grau de flexibilidade que um adulto, mas é mais fácil a lesão se o trabalho de alongamento supera a capacidade de recuperação de seus tendões e músculos. Deve-se ter cuidado no trabalhe sobre a flexibilidade e, sobretudo sabendo das limitações de idade. Mas com um bom avanço e uma construção paralela uma crianças de dez ou onze anos pode ter um incrível grau de movimento articular. Temos apenas de olhar os jovens da ginástica desportiva para percebermos o que é capaz de fazer um menino ou uma menina.


O trabalho de desenvolvimento muscular tornará mais fácil resolver problemas nas costas, famosa escoliose pelo exemplo, que aulas de higiene postural. É mais fácil fazer uma criança mover-se na água e trabalhar este músculo protegido de desvio, que tentar alterar durante 24 horas do dia as posições quando a criança está sentada.

Por natureza, uma criança tem que ter músculos, e não como crianças sedentários de hoje que só o peso da mochila acaba mudando a estrutura da sua coluna. Menos preocupantes são a melhor mochila ou carrinho para transportar livros para a escola e mais atenção deve ser dada aos músculos das costas.


Lembre-se que Acquapilates é recomendad apenas para as crianças como um complemento a outras atividades físicas. O menino precisa executar esportes em grupo com outros colegas. O Acquapilates é demasiado “solitário” para uma criança.


Finalmente e mais importante ainda, as qualidades que um jovem precisa com trabalho são a força, técnica, a flexibilidade, a orientação, equilíbrio e capacidade aeróbia. Acquapilates trabalha em algumas dessas qualidades físicas, mas não um dos mais importantes que é a capacidade aeróbia.

A natação é o esporte ideal para crianças com menos de dez anos, juntamente com outras actividades de grupo como o futebol ou o basquete. Acquapilates sempre será um apoio a estas atividades, mas não um fim em si mesmo.


Diversão, desafiar as suas capacidades, a aprendizagem, a consciência do seu potencial, a reeducação do movimento e postura são algumas das muitas experiências de crianças nas aulas de Acquapilates tanto na recuperação quanto na reabilitação de lesões e na aprendizagem.

A primeira intenção de Joseph Pilates foi que o método foi aplicado a crianças em escolas onde as crianças aprendem a cuidar e amar o seu corpo, e desenvolver as suas capacidades inatas.
Os benefícios da prática de Acquapilates em crianças não só permanecem no plano físico, mas é uma mudança importante no desenvolvimento intelectual, social e emocional das crianças que praticam isso.

A niveis fisicos: contato com movimento de forma segura e divertida, despertar ou aumentar a conscientização corporal, a reabilitação de atitudes posturais incorretas para evitar futuras lesões, o desenvolvimento das aptidões físicas básicas: força, flexibilidade, rapidez, resistencia, coordenação e equilíbrio.

A níveis psíquicos: melhora criatividade, a memória, a auto-estima, reduz estados de ansiedade, canaliza agressão e melhora humor.


Graças a este sistema de exercícios e a criatividade do professores, podem experimentar o movimento de forma divertida e segura.

Crianças flexíveis com 11 anos
Entre 10 e 14 anos as crianças sofrem uma diminuição da flexibilidade, em certos grupos musculares, devido ao surto nas pernas e coluna vertebral, experimentando crescimento longitudinal dos ossos, que é muito mais rápido do que a adaptação muscular a esta diferença no comprimento. É por esta razão que, durante esta fase pode ser observado que as crianças “perdem” flexibilidade.


Devemos considerar esse recurso biológico para ajustar a formação de flexibilidade, de modo a ser benéfica na prevenção de futuros encurtamentos musculares, e que respeite o tempo de adaptação do músculo a esse aumento no comprimento ósseo.

Os grupos musculares que são particularmente esticados neste período são: quadrado lombar, isquiotibiais, psoas, ilíaco e peitoral.


Dado que a redução desses músculos é a principal causa de muitas das lesões articulares nos adultos, torna-se necessário incluir alongamento específico na formação e manutenção da aptidão geral nestes grupos etários.

Add Your Comment

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?