A cervical é uma estrutura do corpo que apesar de estreita é altamente irrigada e é passagem para enervações, artérias e veias, lembrando também que por ela passam estruturas dos sistemas respiratório e digestivo, assim como possui glândulas específicas. 

Tem uma estrutura forte, que suporta o peso da cabeça com uma média de 4 a 6 quilos durante todo o tempo em que nos mantemos em posição ortostática (em pé). Temos presentes ainda na cervical o RTC (Reflexo Tônico Cervical), que faz com que a qualquer desnível ou movimento abrupto, o recebedor contraia sua musculatura, consequentemente, todo o corpo responde a este comando, despertando-se. Uma boa sessão seria aquela onde o recebedor solta completamente seu pescoço, rolando de um lado para o outro, em total confiança.

Devido ao sistema articular diferenciado e complexo da cervical, os movimentos em hiperextensão, por muito tempo, não são, na maioria das vezes, muito agradáveis durante a sessão. Devemos evitar ao máximo realizar estes movimentos. Nestes casos, a dor pode surgir de um estiramento excessivo. Esta dor é, normalmente, devido a:

Nervos irritados ao serem pinçados pelos ossos ou estruturas degeneradas dos discos intervertebrais.

Interrupção do suprimento sanguíneo. (A artéria vertebral passa pelo forame transverso da vértebra cervical).

Músculos tensos.

Excesso de estiramento das cápsulas das articulações vertebrais.

Diminuição do espaço intervertebral.

Algumas pessoas são muito mais sensíveis que outras, devido a acidentes, operações, deterioração das articulações e discos intervertebrais. O tempo de duração de uma hiperextensão é um fator importante. Entrar e sair muito rapidamente de uma hiperextensão pode não criar problema algum, mas deixar o pescoço ou a lombar hiperestendida por muito tempo, geralmente, causa irritação. Em situações de aprendizagem, como nesse treinamento, ficamos na mesma posição mais tempo do que ficaríamos durante uma sessão normal de Acquadynamic. Isso pode ser estressante.

Também, ao adquirirmos a técnica, inevitavelmente cometemos erros. Como recebedores, é importantes sermos responsáveis por nosso corpo e simplesmente ajustarmos nosso pescoço a uma posição mais confortável, em caso de dor. Expressamos nossas necessidades e contribuímos na aprendizagem do colega, enquanto damos um “feedback” com um espírito de ajuda. Os clientes podem hesitar em dar esse “feedback” ou não saber como articula. Durante o curso, como um membro do time, é a melhor oportunidade para conseguir fazê-lo adequadamente.

Add Your Comment

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?