Os traumas emocionais são eventos importantes na vida de qualquer ser humano.
A contração muscular crônica causada por um trauma o estresse em excesso gera uma redução de sangue gerando o espasmo que por sua vez gera dor que gera estresse que gera dor e assim se prolonga um ciclo negativo desequilibrante das funções do organismo.
Existem evidências de que tanto o trauma severo quanto o estresse, geram sintomas de ansiedade, tensão muscular crônica, hipertensão arterial, distúrbios gastrointestinais que por sua vez geram distúrbios no sistema músculo esquelético como dores lombares que irradiam para a extremidade assim como dores cervicais que irradiam para os braços, distúrbios em articulação como ATM ou túnel do carpo, geram fibromialgia e tendinites.
Traumas e estresse geram também uma redução da eficiência do sistema imunológico este por sua vez abre portas para diversas doenças, distúrbios e síndromes.
Criar um ambiente psico-físico em que o corpo pode sanar-se é um dos objetivos das terapias aquáticas.
Sistema mecânico do Trauma.
Quando vivenciamos algo por completo, como ir a um parque no fim de semana com a família passando por todas as etapas como: Despertar cedo, preparar tudo para ir ao passeio, chegar ao local, encontrar uma boa vaga para estacionar – encontrar um bom local para ficar – jogar com os familiares – compartilhar o espaço com as outras pessoas de forma harmônica e regressar com tranquilidade ao lar temos um evento que foi processado de uma forma pelo cérebro. Todos os fragmentos são processados pelo cérebro de forma a armazenar na região sensorial na parte gnóstica do cérebro que foi algo completo.
No entanto, quando se vive uma experiência traumática, como acordar muito tarde – fazer os preparativos correndo – ter dificuldade com o trânsito – não encontrar um local ideal para estacionar – entrar em conflito com os familiares e com os frequentadores do parque – voltar cansada os fragmentos são processados como sendo uma experiência incompleta e traumatizante. Apenas um evento destes seria o suficiente para que ao pensar de ir ao parque o corpo respondesse de forma negativa.
A vida por si só é um evento traumático. Nascemos de uma forma traumática. A palavra que mais ouvimos durante a vida é o uma palavra traumática. Não.
Uma área maior da psicologia enfoca o ego e o inconsciente como sendo única fonte da angustia e do estresse. Relatando que ambos eram considerados produtos do condicionamento social.
Os neurologistas por sua vez, seguem uma linha em que a interação de certas partes do cerebro são a fonte das emoções, enquanto os psico-biológicos ficam nos neuropeptideos e outras substâncias químicas geradas no cerebro são transmitidas para o corpo como principal causador do estresse.
por marcelo roque