Sempre a pergunta e sempre a resposta individual a cada cliente de Watsu. Desta vez, escrevo aqui para que cuando me perguntem, possa ter um material para compartilhar com meus pacientes e clientes. Aproveite. Watsu pode ser fantástico e impresionante.
Uma sessão de Watsu começa com uma entrevista, onde o cliente relata suas necessidades como, a busca de alívio de tensão, dor, traumas, desconfortos corporais e mentais.
O terapeuta irá conduzir o cliente até a piscina. Este irá reconhecer o cenário terapêutico e alguns exercícios iniciais serão executados.
O cliente será posicionado flutuando de forma confortável e segura. O terapeuta começa a trabalhar a respiração ampliando e cada momento a expansão da caixa torácica, o cliente poderá sentir-se mais souto e seguro.
Caso exista algum desconforto a sessão será interrompida de acordo com o que seja favorável ao cliente.
Quando sentir-se confortável e seguro o terapeuta irá liberar partes específicas do tronco com tendência a bloquear, aderir e enrijecer. O foco irá para a coluna vertebral. Logo após o terapeuta manipula, estimula ou seda os meridianos de energia dos membros superiores e inferiores.
No Watsu é importante estabelecer alto nível de confiança e entrega.
O cliente sentindo-se confortável, dará permissão para trabalhar partes mais profundas do corpo como músculos e linhas ligadas às emoções.
A cada momento o terapeuta identifica as reais necessidades do cliente e busca suprir e ajudar a encontrar o caminho do equilíbrio físico mental e espiritual.
O resultado esperado mas sem grandes expectativas é um grande desbloqueio mental e físico. Um estado energético de bem-estar supremo. Um momento de iluminação que poderá ser mantido durante algumas horas, dias ou semanas, de acordo com o estilo de vida do paciente, abrindo um campo para que possa criar uma nova realidade.