Um dos efeitos que chama a atenção durante o trabalho de fisioterapia aquática é o efeito de relaxamento muscular provocado pela flutuação decorrente da ação do empuxo contrabalanceado com a gravidade e associado com o calor acumulado pela água e transmitido para os músculos e demais tecidos moles.

De acordo com James McMilan, que desenvolveu o método Halliwick, o tônus é influenciado pela mensagem dada pela energia proprioceptiva estimulada pela gravidade. Em outras palavras, o tônus está ligado à função do peso. Depois que os efeitos do peso (força gravitacional) forem neutralizados pelos 15 minutos de imersão, o tônus de uma pessoa diminui automaticamente. Essa mudança de tônus dura até uma hora e meia após se deixar a piscina tendo relação direta com a atividade realizada após.

O termo relaxamento pode ser utilizando para descrever o efeito que estas modernas técnicas terapêuticas produzem, no entanto, o termo correto poderia ser, liberação e desbloqueio. 

A explicação desta teoria vem pelo fato de que o relaxamento muscular é o resultado de um estado. Estado este que seria o meditativo onde somos conduzidos ao receber passiva ou ativamente esta prática, consistindo em mais efeitos terapêuticos do que apenas o relaxamento muscular.

O termo meditação na cultura ocidental entrou de forma errônea, sendo associado a prática de rituais religiosos. A meditação é uma prática que todos já realizamos garantidamente e consiste apenas em otimizar seu estado psico-físico-energético.

Comumente atingimos um estado meditativo quando nos pegamos olhando para o vazio, sem pensar em nada e, em simultâneo, pensando em tudo. Quando executamos uma tarefa que nos dá prazer como uma atividade manual, artística, esportiva, social, intelectual, religiosa, estamos meditando também. Este estado meditativo consegue gerar um estado de produção de endorfinas capaz de nos propiciar momentos de prazer.

Alguns acreditam que para meditar devemos sentar em posição de lótus, com coluna ereta e propagar o som Ohm.

Esta é uma forma excelente de se meditar, porque desta forma você está acumulando o sangue na região superior do corpo já que está com as pernas entrelaçadas, está respirando adequadamente e assim oxigenando e irrigando melhor o cérebro, está com a coluna alinhada, permitindo que o fluxo sanguíneo e energético, que passam pela coluna, sejam harmonizados.

Produzindo um som vibratório estimulai-se as glândulas a produzirem substâncias químicas, principalmente o coração. Coloque atenção na tonalidade de vós e na vibração das palavras quando oramos o Pai nosso. Seria o mesmo?

O objetivo aqui não é comparar uma prática profissional de reabilitação com um costume religioso, mas, a cada dia os profissionais de saúde consideram diferentes práticas e condutas que possam melhorar ou mudar a qualidade de vida das pessoas, desta forma considerar o indivíduo como bio-psico-espiritual.

Add Your Comment

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola 👋
¿En qué podemos colaborar?